Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, fala sobre mudança no PIX para 2025
No dia 04 de novembro, o Banco Central emitiu um comunicado sobre uma mudança no PIX para milhares de brasileiros no ano de 2025.
Lançado no dia 5 de outubro de 2020, o PIX revolucionou as transferencias bancárias devido a agilidade e a isenção de taxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, a transação financeira está passando por reformulações. Agora, a modalidade terá a opção de pagamento por aproximação.
Não será para todos
No entanto, os usuários que não tiverem chaves cadastradas não serão beneficiados com a mudança.
Desse modo, os usuários não poderão aproveitar as vantagens do pix por aproximação na hora de pagar suas contas através da carteira digital.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Bradesco, Caixa e+: Banco Central decreta 5 dias PROIBIDOS de ir em agências dos bancos em 2025
● Haddad ciente: Banco Central libera R$500 em 3 passos para salvar lista de CPFs com nova forma de pagamento
● Comunicado do Banco Central ao confirma fim de serviço vital da Caixa, BB, Itaú e + bancos após 39 anos
De acordo com informações do portal G1, da Globo, a nova função estará disponível para os clientes que conseguirem vincular suas contas à carteira digital do Google.
Por exemplo, correntistas com contas no C6 Bank, PicPay e Itaú Unibanco irão conseguir usar a nova modalidade da transação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anúncio do Banco Central
Durante o lançamento da modalidade, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, admitiu que a mudança estará disponível em todo o país a partir de fevereiro de 2025.
Porém, a nova modalidade já está disponível para alguns bancos e financeiras. Roberto Campos Neto acredita que a modalidade irá atingir diversos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, segundo o presidente do Banco Central, muitos não usavam a modalidade por conta da falta de pagamento por aproximação.
“Fizemos uma pesquisa perguntando para as pessoas o que elas achavam do PIX, por que que elas usavam. Muita gente ainda não usa o PIX porque tem preguiça de entrar no aplicativo e digitar um número. Muita gente diz que usa o cartão de crédito porque o cartão de crédito você pode só aproximar”, disse Campos Neto.
Em seguida, o presidente do Banco Central reforçou que muitos optam pelo pagamento por aproximação por conta da facilidade.
“Se eu não me engano, 30% das pessoas que não usavam PIX no dia a dia, e usavam mais cartão, disseram que era porque era mais simples só aproximar o cartão. Então, agora a gente tem a possibilidade de aproximar”, admitiu Roberto.
Novidades
Durante o evento, o PicPay e o Itaú Unibanco anunciaram que suas maquininhas já passariam a aceitar o pagamento por aproximação.
“A funcionalidade está sendo disponibilizada em fases e, em algumas semanas, todos os clientes Itaú Unibanco poderão cadastrar sua conta Itaú na wallet para pagar apenas aproximando o celular, sem a necessidade de abrir o superapp do banco no momento da compra”, disse o Itaú.
Considerações finais
Em suma, a partir de fevereiro de 2025, os brasileiros poderão contar com a nova modalidade do PIX, que poderá pagar as contas por aproximação do celular.
Veja mais informações sobre o Banco Central clicando aqui.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
É comum ter dúvidas de como falar com o Banco Central, seja para tirar uma dúvida ou fazer uma reclamação. Mas, poucos sabem que o processo é simples.
De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.