FECHARAM AS PORTAS

Falência decretada pelo Banco Central: O adeus de dois bancos gigantes no Brasil após prejuízo milionário

Banco Central do Brasil, fachada externa. Brasília, 02-03-2017. Foto Sérgio Lima/Poder 360.

Bancos gigantes tiveram falência decretada pelo Banco Central no Brasil

Na quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial das empresas financeiras, dando adeus a dois bancos gigantes no Brasil após as mesmas contraírem um prejuízo milionário

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar das dificuldades financeiras, os títulos emitidos por essas instituições eram amplamente disponibilizados em plataformas de corretagem e atraíam investidores individuais devido às taxas de retorno mais elevadas em comparação aos bancos tradicionais.

As empresas em questão são a PortoCred e BRK, ambas enfrentando dificuldades em seus balanços há vários anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A BRK, por exemplo, registrava prejuízos desde 2017, informações facilmente acessadas por meio do site Banco Data. Além disso, o Índice de Basileia da BRK estava consideravelmente abaixo do mínimo necessário para evitar a liquidação, que fica em torno de 10,5%.

A PortoCred também se encontrava em uma situação semelhante, com prejuízos em seu balanço e um Índice de Basileia abaixo do limite aceitável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) divulgou instruções para aqueles que detinham títulos de crédito emitidos por esses bancos e precisam solicitar a garantia dos valores.

É importante lembrar que o FGC garante o valor principal investido, bem como os juros acumulados até a data da liquidação, que ocorreu em 15 de fevereiro de 2023 no caso da BRK e PortoCred. Após essa data, não há mais acúmulo de juros remuneratórios.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a garantia do FGC é limitada a um valor máximo de R$ 250 mil por CPF do investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portocred (Foto: Reprodução Internet)

QUAL COMUNICADO O BC EMITIU SOBRE O NUBANK?

Na última quarta-feira, 01, o Banco Central emitiu um comunicado importante para os brasileiros.

Isso porque, a instituição financeira publicou um comunicado que deixa os clientes de vários bancos populares no Brasil em alerta.

+ Casares volta a peitar o Flamengo e São Paulo entra na briga por retorno triunfal de atacante da SELEÇÃO 

Em suma, o Banco Central divulgou o Ranking de Reclamações de bancos  referente ao 3º trimestre de 2023.

De acordo com o portal Valor Investe, os dados levam em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Para saber de todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui!

Banco Central (Foto: Reprodução / Antonio Molina / Folhapress)

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile