FECHARAM AS PORTAS

Falência decretada pelo Banco Central: O adeus de dois bancos gigantes no Brasil após prejuízo milionário

Banco Central do Brasil, fachada externa. Brasília, 02-03-2017. Foto Sérgio Lima/Poder 360.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bancos gigantes tiveram falência decretada pelo Banco Central no Brasil

Na quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial das empresas financeiras, dando adeus a dois bancos gigantes no Brasil após as mesmas contraírem um prejuízo milionário

Apesar das dificuldades financeiras, os títulos emitidos por essas instituições eram amplamente disponibilizados em plataformas de corretagem e atraíam investidores individuais devido às taxas de retorno mais elevadas em comparação aos bancos tradicionais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas em questão são a PortoCred e BRK, ambas enfrentando dificuldades em seus balanços há vários anos.

A BRK, por exemplo, registrava prejuízos desde 2017, informações facilmente acessadas por meio do site Banco Data. Além disso, o Índice de Basileia da BRK estava consideravelmente abaixo do mínimo necessário para evitar a liquidação, que fica em torno de 10,5%.

A PortoCred também se encontrava em uma situação semelhante, com prejuízos em seu balanço e um Índice de Basileia abaixo do limite aceitável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) divulgou instruções para aqueles que detinham títulos de crédito emitidos por esses bancos e precisam solicitar a garantia dos valores.

É importante lembrar que o FGC garante o valor principal investido, bem como os juros acumulados até a data da liquidação, que ocorreu em 15 de fevereiro de 2023 no caso da BRK e PortoCred. Após essa data, não há mais acúmulo de juros remuneratórios.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a garantia do FGC é limitada a um valor máximo de R$ 250 mil por CPF do investidor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portocred (Foto: Reprodução Internet)

QUAL COMUNICADO O BC EMITIU SOBRE O NUBANK?

Na última quarta-feira, 01, o Banco Central emitiu um comunicado importante para os brasileiros.

Isso porque, a instituição financeira publicou um comunicado que deixa os clientes de vários bancos populares no Brasil em alerta.

+ Casares volta a peitar o Flamengo e São Paulo entra na briga por retorno triunfal de atacante da SELEÇÃO 

Em suma, o Banco Central divulgou o Ranking de Reclamações de bancos  referente ao 3º trimestre de 2023.

De acordo com o portal Valor Investe, os dados levam em conta o número de queixas recebidas, aquelas consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Para saber de todos os detalhes, leia a matéria completa clicando aqui!

Banco Central (Foto: Reprodução / Antonio Molina / Folhapress)

Eu sou o Felipe Henrique, Tec. de Enfermagem por formação e Redator Web por paixão. Adoro cobrir o mundo das celebridades e estou sempre antenado com os últimos acontecimentos, já passei por diversos sites do segmento. Gosto de comentar a vida dos famosos e escrevo aos finais de semana sobre os mais diversos assuntos. Meu e-mail é: pedro.fonseca@otvfoco.com Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile