FIQUE ATENTO!

Fim do real e comunicado do Banco Central com notícia decisiva: Nova moeda ganha detalhes e data no Brasil

17/10/2023 às 16h48

Por: Giovana Misson
Imagem PreCarregada
Banco Central e dinheiro (Fotos: Reproduções / Internet)

Banco Central emite comunicado sobre nova moeda

Em agosto deste ano, o Banco Central anunciou detalhes sobre a nova moeda do Brasil. Desde então,  algumas dúvidas surgiram sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das perguntas mais frequentes é se a nova moeda trará o fim do real. Desse modo, a instituição financeira fez um comunicado oficial sobre o assunto.

Primeiramente, o Banco Central anunciou o Drex, que será uma moeda adequada para as transações digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Drex visa uma evolução do papel-moeda, com o mesmo valor do real, para pertime operações a partir de carteiras virtuais.

A nova moeda será armazenada m sistemas virtuais, permitindo transações com o mesmo valor do real e será feita por meio de carteiras digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a moeda digital ainda está em fase de testes e a expectativa da instituição financeira é de que ela chegue ao público até o fim de 2024.

Banco Central (Foto: Divulgação / Banco Central)

Banco Central (Foto: Reprodução / Internet)

COMUNICADO DA INSTITUIÇÃO

No dia 22 de agosto, o Banco Central confirmou que o Drex não trará o fim do real, a moeda será apenas adequada para as transações digitais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A ideia do Drex é trazer mais uma alternativa de representação da moeda, utilizando mais tecnologia”, afirmou a instituição na live “Drex: fatos, fakes e todas as dúvidas sobre a moeda digital”.

O  representante do Banco Central confirmou que o valor do Drex não mudará, uma vez que ele é o real.

“Não pode ter cotação diferente. O Drex é o Real, só que em outra plataforma. Então, se você transferir da plataforma do Drex para a sua conta bancária, ou sacar do caixa, um Drex que você sacar, você vai sacar um Real”, afirmou o representante.

Além disso, a  interatividade do Drex vai acontecer através dos aplicativos dos bancos para dar mais facilidade aos usuários.

As respostas foram dadas por Fábio Araújo, coordenador da iniciativa do Real Digital, e Aristides Cavalcante, chefe do Escritório de Inovação e Segurança Cibernética do BC.

Drex e moeda (Foto: Reprodução / Internet)

Drex e moeda (Foto: Reprodução / Internet)

QUANDO O BANCO CENTRAL PRETENDE LANÇAR A DREX?

A nova moeda ainda está em fase do projeto-piloto e vai até meados de 2024. A ideia do Banco Central é lançar o Drex entre o final de 2024 e inicio de 2025, de acordo com o Valor Investe.

Banco Central (Reprodução/Internet)

Banco Central (Reprodução/Internet)

Banco Central
Drex

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.