Alertas contra golpes chegam através do Banco Central durante a época das festas juninas
Com a chegada das tão famosas festas juninas neste mês de junho, o Banco Central decidiu emitir um comunicado ao cidadãos para que todos tomem cuidado durante a celebração.
Isso porque, em grandes festas como carnaval, ano novo e a própria festa junina costumam reunir pessoas que querem se aproveitar daqueles que estão realmente curtindo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o BC reuniu dicas para prevenir golpes financeiros durante as festividades, para que aqueles que querem participar do São João curtam de forma segura e longe de prejuízos.
“Não custa nada reforçar alguns cuidados que você deve tomar para não cair em golpes financeiros ou ser vítima de trapaceiros que se aproveitam das festas de São João para se darem bem. Curta com segurança, fique esperto e aproveite!”, publicou o banco em suas redes sociais.
“Nunca entregue seu cartão para desconhecidos. Dessa forma, você se protege de golpes, como o da clonagem de cartões”, alerta o órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, o órgão aconselha em seu site que caso o cidadão tenha sido vítima de um golpe, é necessário entrar em contato com seu banco para relatar o caso e solicitar a devolução dos valores transferidos.
Além disso, é necessário conferir o PIX ou o lugar que foi feito a transferência e desconfiar sempre que parecer suspeito, especialmente em festas ou locais muito cheios.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Fim do real? Nova moeda confirmada pelo Banco Central em 2025 e brasileiros avisados hoje (21)
“Adquira seus ingressos apenas em sites oficiais e pontos de venda autorizados, e desconfie de preços muito abaixo do normal”, recomenda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no caso da vítima não reconhecer determinada compra feita em maquininha de cartão, o banco recomenda conversar com o lojista ou entrar em contato com a financeira, seja Caixa, Bradesco, ou qualquer outro.
“Cuidado com o furto de cartões de crédito e celular, pois eles podem ser usados pelos padrões para realizar compras em seu nome”, finaliza.
Contudo, é preciso tomar cuidado nessa época de celebração, já que costuma reunir muitas pessoas e isso pode ser um grande alerta para golpistas estragarem a festa.
Quais cuidados é necessário tomar para prevenir golpes?
Não transferir dinheiro a pedido de conhecidos enviado por aplicativos de mensagens (WhatsApp ou Telegram, por exemplo), principalmente para a conta de outra pessoa que não é conhecida. É indicado telefonar antes ou encontrar a pessoa, confirmando se ela realmente fez o pedido.
Também é recomendável não aceitar ajuda de estranhos para pagar contas, sacar dinheiro ou fazer outra operação em caixa eletrônico. Pedir ajuda somente a funcionários do banco, que devem estar identificados com crachá e uniforme com o nome do banco.