O Banco Central emitiu um alerta do interesse dos usuários do cartão de crédito
Os avanços tecnológicos em todos os segmentos foram essenciais para o crescimento e evolução do mercado global como um todo, inclusive no que se referem bancos. Mas, atualmente, também é preciso que o cidadão fique de olho para não cair em golpes relacionados a instituições financeiras.
Diante dessa situação, o Banco Central (BC) tem alertado a população a respeito de dois tipos de fraudes que têm se tornado cada vez mais comuns, uma envolvendo o dinheiro esquecido, e um falso recall de cartão de crédito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o BC abriu a possibilidade do seu público sacar o dinheiro esquecido em bancos do país, desde o úlitmo dia (07) de março. Contudo, desde então, muitos cibercriminosos passaram a tirar vantagem da situação utilizando o envio de e-mails e notificações com links falsos para resgatar dinheiro por meio do Pix.
Outra ação desses criminosos é o falso recall de cartões de crédito, exposto por vídeos na internet e que na verdade, se trata de mais um golpe.
A grande realidade é que, os cibercriminosos utilizam várias estratégias para conseguir atrair suas vítimas e conseguirem o que tanto desejam: dinheiro!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FUNCIONA O GOLPE DO DINHEIRO ESQUECIDO?
No golpe do dinheiro esquecido, os usuários recebem mensagens nas redes sociais que afirmam a possibilidade de resgatar os valores por meio do Pix, contudo, são redirecionados a clicar em um link falso capaz de instalar um vírus que rouba dados e informações financeiras, como números de cartões de crédito, senhas e muito mais.
COMO RESGATAR O DINHEIRO ESQUECIDO?
Vale destacar que a única forma de consultar e receber o dinheiro esquecido em bancos é através do Sistema de Valores a Receber (SVR), disponibilizado pelo BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE