Banco Central surpreendeu usuários do Pix com três comunicados urgentes
O Banco Central precisou fazer um comunicado urgente envolvendo o pix e surpreendeu usuários com três notícias urgentes. O pagamento instantâneo se tornou popular no Brasil e é um dos mais usados atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, tudo que envolve o modelo de pagamento acaba surpreendendo. E o comunicado da vez emitido pelo Banco Central tem relação com o vazamento de dados da chave pix.
Conforme informações do site Tudo Celular, o BC informou que as informações vinculadas à chave Pix de mais de 87 mil clientes da SumUp, Sociedade de Crédito Direto, foram vazadas na internet. O período foi entre 28 de setembro de 2023 a 16 de março de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Junto com o comunicado, o Banco Central destacou que dados protegidos não foram expostos, as pessoas que tiveram informações vazadas serão comunicadas e o caso será investigado e sanções poderão ser aplicadas.
O QUE VAZOU?
Conforme informações do Banco Central, o que de fato vazou foram informações de nome do usuário, CPF com máscara, instituição de relacionamento, agência e número da conta. Isso quer dizer que dados de sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos, não foram expostos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o BC destacou que houve falha na segurança e por esse motivo ocorreu o vazamento. Se você está com medo de ter sido um dos que tiveram dados vazados, saiba que será avisado através do aplicativo ou do internet banking da própria instituição responsável.
E fique em alerta para golpes, a única forma de você receber a informação que teve seus dados vazados é pelo banco responsável. Qual meio como chamadas telefônicas, SMS e avisos por aplicativos de mensagens e por e-mail, foram descartadas pelo Banco Central. Se você receber qualquer tipo de contato assim, pode ser golpe.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O QUE FAZ O BC?
Se você já se perguntou qual o dever do Banco Central do Brasil, hoje nós respondemos essa pergunta para você. O BC gerencia o meio circulante, que nada mais é do que garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie.
Conforme destacado no site oficial do BC, o dever da instituição é oferecer “estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade”.