BOMBA!

Banco Central emite comunicado com FIM do cartão de crédito e crava substituto em 2025

10/12/2024 às 21h45

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Banco Central - Cartão de crédito (Foto: reprodução)

Banco Central emite comunicado oficial anunciando o fim do Cartão de Crédito e revela substituto para 2025

O Banco Central divulgou recentemente um comunicado que promete transformar o mercado financeiro no Brasil: o fim do cartão de crédito, que será gradualmente substituído por uma nova modalidade de pagamento prevista para 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que já vem gerando discussões no setor bancário e entre consumidores, visa à modernização dos sistemas de crédito e ao fortalecimento das alternativas de pagamento mais seguras e acessíveis.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em finanças e das informações do Valor Investe, detalha agora sobre decisão do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chegada do real digital

  • Roberto Campos Neto prevê grandes mudanças na indústria de cartão de crédito no Brasil nos próximos três ou quatro anos.
  • A introdução da moeda digital será uma das principais razões para o fim do uso físico dos cartões de crédito.
  • No entanto, a afirmação foi feita durante o painel “A revolução dos pagamentos no Brasil, um modelo para o mundo”, em Miami.
  • Por fim, a mudança no sistema de pagamentos brasileiro pode servir de modelo para outros países ao redor do mundo.
Cartões de Crédito (Foto: Reprodução, InfoMoney)

Drex

Campos Neto comentou que, na área da tecnologia, há “mais coisas para fazer do que já fizemos”. Ele lembrou que está em andamento o “Open Finance” e o desenvolvimento do Drex, a futura moeda digital brasileira, mas que há ainda o que avançar em termos de tokenização e monetização de dados.

“Eu acho que devemos ter carteiras digitais offline. Os bancos ainda não desenvolveram isso”, disse, projetando o que deve acontecer no futuro. Ele também destacou a possibilidade de as pessoas monetizarem as suas carteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, campos Neto falou que um desafio é fazer o Pix, o sistema instantâneo de pagamentos, funcionar em menor número de cliques. “Hoje você tem que usar o rosto, dar dois, três cliques”, comentou. “O Pix é programável, as oportunidades são ilimitadas”, disse.

Banco Central

De acordo com o chefe da autoridade monetária brasileira, os bancos centrais também precisam pensar cada vez mais em tecnologia que, segundo ele, é a maior forma de democratizar o sistema financeiro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Espero que próximo presidente do BC saiba mais de tecnologia que eu”, afirmou. Ele deixou o comando do BC brasileiro no fim de 2024.

Frente do Banco Central (Foto: Reprodução, Reddit)

Contudo, durante o evento, o Pix recebeu o prêmio Bravo Beacon of Innovation Award, atribuído pelo Council of the Americas (COA), organização internacional que representa segmentos da economia e reconhece excelência e liderança nos negócios e na política no mundo ocidental.


CONCLUSÃO

Por fim, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou há pouco que a indústria brasileira de cartão de crédito vai mudar muito nos próximos três ou quatro anos.

Além disso, uma das mudanças, disse, será o fim do uso físico, devido à introdução da moeda digital.

Veja também matéria especial sobre Banco Central traz notícia nada boa da poupança e atinge Caixa, Bradesco e mais hoje (9).

Banco Central
Banco Central do Brasil
cartão de crédito
Debrix
fim do cartão
Notícas Banco Central
pix
Roberto Campos Neto

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.