Alerta hoje (12): Banco Central emite comunicado com pior notícia sobre a poupança que atinge a Caixa, BB e +

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

12/01/2025 23h19

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Banco Central / Poupança - Montagem: TVFOCO

O Banco Central surpreendeu ao soltar um comunicado preocupante a respeito da poupança e que atinge a Caixa, Banco do Brasil e mais

A poupança segue sendo um dos investimentos preferidos dos brasileiros. Mas, o Banco Central surpreendeu ao emitir um comunicado com a pior notícia sobre a caderneta que atinge em cheio a Caixa, Banco do Brasil e outras instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a poupança, segundo a equipe de especialistas em economia do TV Foco, a partir de informações coletadas do portal Info Money, vem sendo considerada uma opção ruim de investimento.

Ilustração investimentos, poupança e Banco Central (Fotos: Reproduções / Flickr do Banco Central / Canva / Montagem)
Ilustração investimentos, poupança e Banco Central (Fotos: Reproduções / Flickr do Banco Central / Canva / Montagem)

Resumo

  • O Banco Central soltou um comunicado;
  • Trata-se de um alerta a respeito da poupança;
  • Ela vem perdendo a atratividade;
  • Assim, as pessoas passaram a investir em outros meios.

Aliás, isso fica ainda mais evidente quando a poupança é comparada a outros instrumentos de renda fixa, como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), ao LCI, LCA e até mesmo ao Tesouro Direto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante desses dados, segundo informações do G1, o Banco Central divulgou que as retiradas de recursos das cadernetas de poupança superaram os depósitos em R$ 87,8 bilhões em todo ano de 2023.

Rendimentos melhores que a poupança (Foto: Reprodução)
Rendimentos melhores que a poupança (Foto: Reprodução)

A saída de valores da poupança em 2023, apesar de alta, foi menor que a do ano anterior – quando mais de R$ 100 bilhões deixaram a modalidade de investimentos. Assim, as retiradas surpreenderam.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Considerações finais

A poupança vem perdendo cada vez mais espaço entre as pessoas que querem guardar dinheiro. Isso porque o rendimento perdeu a atratividade e existem outros investimentos de renda fixa que dão mais retorno, como o CDB, LCI, LCA, entre outros.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
CDBs se tornou um investimento visado por quem tem alta renda (Reprodução: Internet)

Como funciona a remuneração dos depósitos da poupança?

Dessa forma, o resultado não é nada bom para quem insiste em não desapegar da poupança. De acordo com a legislação atual, a remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • a remuneração adicional, correspondente a:
  • a remuneração básica, dada pela Taxa Referencial – TR, e
    • 0,5% ao mês, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for superior a 8,5%; ou
    • 70% da meta da taxa Selic ao ano, mensalizada, vigente na data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

A remuneração dos depósitos de poupança é calculada sobre o menor saldo de cada período de rendimento. O período de rendimento é o mês corrido, a partir da data de aniversário da conta de depósito de poupança, para os depósitos de pessoas físicas e de entidades sem fins lucrativos.

Confira mais notícias sobre o Banco Central clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.