ATENÇÃO!
Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado emergencial com 4 alertas que atingem Nubank, Itaú e+
15/01/2025 às 18h00
Banco Central faz comunicado urgente e crava 4 alertas cruciais aos brasileiros. Quem tem conta no Nubank, Itaú, entre outros bancos precisa ficar atento
Na última semana, o Banco Central do Brasil cravou um comunicado urgente fazendo 4 alertas aos brasileiros que possuem contas nos bancos como o Nubank, o Itaú e mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o vídeo publicado pelo Banco Central em suas redes sociais, os golpes envolvendo as contas bancárias tem se tornado cada vez mais comuns e tê enganado muitas pessoas.
Neste sentido, muitos brasileiros caem em golpes. Assim, o Banco Central resolveu cravar alguns alertas para a população poder identificar essa situação e não ter sua conta esvaziada por golpistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Banco Central crava 4 alertas aos brasileiros
Evitar golpes financeiros é essencial para proteger seu dinheiro e sua tranquilidade. Existem vários golpes comuns que você precisa conhecer para não cair neles.
A seguir, o TV FOCO resolveu destacar os 4 golpes mais frequentes, segundo o Banco Central e como você pode se proteger.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 – Golpe é o do empréstimo falso
De acordo com o Banco Central, ele geralmente mira pessoas que estão em situações financeiras difíceis e que precisam urgentemente de dinheiro.
Nesse caso, conforme exposto pelo Bacen, os golpistas oferecem um empréstimo com condições muito atraentes, como juros muito baixos.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: Lei traz virada histórica após 30 anos do Real com nova moeda à lista de CPFs no Brasil
● Não é só a de R$1: Banco Central decreta retirada de notas populares de R$5 e R$20 após 30 anos do Real
● Quanto rende R$1000 por mês na poupança hoje (24)? Decreto do Banco Central atinge Caixa, BB e+ em 2025
Para convencer a vítima, eles pedem um pagamento adiantado, alegando ser uma taxa de liberação, um imposto ou alguma garantia necessária.
No entanto, após o pagamento, o empréstimo nunca é liberado, e o golpista desaparece com o dinheiro.
É importante lembrar que nenhuma instituição financeira séria vai pedir adiantamento para liberar um empréstimo.
2 – Central de atendimento falsa
Nesse caso, o golpista liga para a vítima fingindo ser do banco, alegando que há um problema com o cartão de crédito, como uma compra não reconhecida.
Eles podem pedir informações do cartão ou até mesmo sugerir enviar um motoboy para recolher o cartão para averiguação.
Na verdade, eles usam essas informações para cometer fraudes. Sempre que você receber uma ligação assim, a melhor atitude é desligar e ligar diretamente para o banco usando o número oficial que está no verso do seu cartão.
3 – Golpe de sites falsos
Esses sites oferecem produtos a preços extremamente baixos, atraindo compradores. Depois de realizar a compra, a vítima é instruída a pagar via PIX ou boleto, e o produto nunca é entregue.
Para se proteger, é fundamental desconfiar de ofertas muito abaixo do preço de mercado e verificar a reputação do vendedor.
Sempre prefira pagar com cartão de crédito, pois isso permite contestar a compra se algo der errado.
4 – Amigo pedindo dinheiro? Se liga…
De acordo com o Banco Central, os golpistas clonam perfis de redes sociais ou contas de aplicativos de mensagem e enviam pedidos de ajuda financeira, alegando uma emergência.
Antes de transferir dinheiro, certifique-se de que está realmente falando com a pessoa que você conhece, fazendo uma ligação de vídeo, por exemplo.
Considerações finais
Conhecer esses golpes e estar atento aos sinais de alerta é o primeiro passo para proteger suas finanças. Se algo parecer suspeito, é sempre melhor investigar e ter certeza antes de tomar qualquer ação.
Como entrar em contato com o Banco Central?
É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.
Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial, ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.
Confirma mais matérias sobre os bancos clicando aqui!
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.