ATENÇÃO!

Contas esvaziadas: Banco Central emite comunicado emergencial com 4 alertas que atingem Nubank, Itaú e+

Comunicado do Banco Central atinge apps de bancos como Itaú e Nubank (Foto: Internet)

Comunicado do Banco Central atinge apps de bancos como Itaú e Nubank (Foto: Internet)

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Banco Central faz comunicado urgente e crava 4 alertas cruciais aos brasileiros. Quem tem conta no Nubank, Itaú, entre outros bancos precisa ficar atento

Na última semana, o Banco Central do Brasil cravou um comunicado urgente fazendo 4 alertas aos brasileiros que possuem contas nos bancos como o Nubank, o Itaú e mais.

De acordo com o vídeo publicado pelo Banco Central em suas redes sociais, os golpes envolvendo as contas bancárias tem se tornado cada vez mais comuns e tê enganado muitas pessoas.

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Neste sentido, muitos brasileiros caem em golpes. Assim, o Banco Central resolveu cravar alguns alertas para a população poder identificar essa situação e não ter sua conta esvaziada por golpistas.

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Prédio do Banco Central (Foto: Reprodução/ Internet)

Banco Central crava 4 alertas aos brasileiros

Evitar golpes financeiros é essencial para proteger seu dinheiro e sua tranquilidade. Existem vários golpes comuns que você precisa conhecer para não cair neles.

A seguir, o TV FOCO resolveu destacar os 4 golpes mais frequentes, segundo o Banco Central e como você pode se proteger.

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1 – Golpe é o do empréstimo falso

De acordo com o Banco Central, ele geralmente mira pessoas que estão em situações financeiras difíceis e que precisam urgentemente de dinheiro.

Nesse caso, conforme exposto pelo Bacen, os golpistas oferecem um empréstimo com condições muito atraentes, como juros muito baixos.

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Para convencer a vítima, eles pedem um pagamento adiantado, alegando ser uma taxa de liberação, um imposto ou alguma garantia necessária.

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No entanto, após o pagamento, o empréstimo nunca é liberado, e o golpista desaparece com o dinheiro.

É importante lembrar que nenhuma instituição financeira séria vai pedir adiantamento para liberar um empréstimo.

2 – Central de atendimento falsa

Nesse caso, o golpista liga para a vítima fingindo ser do banco, alegando que há um problema com o cartão de crédito, como uma compra não reconhecida.

Eles podem pedir informações do cartão ou até mesmo sugerir enviar um motoboy para recolher o cartão para averiguação.

Na verdade, eles usam essas informações para cometer fraudes. Sempre que você receber uma ligação assim, a melhor atitude é desligar e ligar diretamente para o banco usando o número oficial que está no verso do seu cartão.

Golpistas usam o nome de bancos como Nubank, Itaú e outros para limpar a conta de suas vítimas (Foto Reprodução/Internet)

3 – Golpe de sites falsos

Esses sites oferecem produtos a preços extremamente baixos, atraindo compradores. Depois de realizar a compra, a vítima é instruída a pagar via PIX ou boleto, e o produto nunca é entregue.

Para se proteger, é fundamental desconfiar de ofertas muito abaixo do preço de mercado e verificar a reputação do vendedor.

Sempre prefira pagar com cartão de crédito, pois isso permite contestar a compra se algo der errado.

4 – Amigo pedindo dinheiro? Se liga…

De acordo com o Banco Central, os golpistas clonam perfis de redes sociais ou contas de aplicativos de mensagem e enviam pedidos de ajuda financeira, alegando uma emergência.

Antes de transferir dinheiro, certifique-se de que está realmente falando com a pessoa que você conhece, fazendo uma ligação de vídeo, por exemplo.

Considerações finais

Conhecer esses golpes e estar atento aos sinais de alerta é o primeiro passo para proteger suas finanças. Se algo parecer suspeito, é sempre melhor investigar e ter certeza antes de tomar qualquer ação.

Banco Central emite comunicado sobre golpes (Imagem Reprodução Internet)

Como entrar em contato com o Banco Central?

É comum que correntistas tenham dúvidas sobre como se comunicar com o Banco Central, seja para esclarecer dúvidas ou registrar reclamações.

Conforme o portal oficial da instituição, o cidadão pode entrar em contato com o Banco Central por meio do serviço “Fale Conosco” no site oficial, ou ainda ligar para o número 145, disponível das 8h às 20h.

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Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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