O Banco Central surpreendeu ao emitir dois comunicados sobre a cobrança de uma tava na hora de fazer o Pix. A novidade surpreendeu os clientes
O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil (BC). Aliás, ele permite pagamentos e transferências em questão de segundos e em regra sem pagar nada.
Mas, um novo comunicado emitido pelo Banco Central caiu como uma bomba. Isso porque a instituição cravou dois alerta onde afirmou que existem sim algumas situações onde tem cobrança no Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para que você não seja surpreendido com nenhuma cobrança, preparamos essa matéria para orientá-lo. Por isso, fique atento aos alertas exclusivos emitidos pelo Banco Central para quem é usuário.
Resumo
- O Pix se tornou bastante popular;
- Em regra, ele não tem cobrança;
- Mas, o Banco Central fez 2 alertas;
- Em duas ocasiões, ele pode ser cobrado.
A COBRANÇA ao cliente ocorre apenas 2 OCASIÕES:
- Ao fazer um Pix: o utilizar canais presenciais ou por telefone, mesmo com outros disponíveis;
- Ao receber um Pix: estiver recebendo dinheiro com fins comerciais; ultrapassar 30 Pix por mês; receber com QR Code dinâmico ou QR Code de um pagador pessoa jurídica.
Além disso, essas regras não se aplicam a transações de retirada de dinheiro, as quais possuem regras específicas (8 transações gratuitas por mês, incluindo as operações de saque tradicional).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo informações do portal do Banco Central, no Pix, os microempreendedores individuais (MEIs) e empresários individuais têm as mesmas regras de pessoas físicas.
Considerações finais
O Pix se tornou uma das ferramentas de transferência de dinheiro mais utilizada em todo o Brasil. Aliás, ele superou o dinheiro físico e é atualmente a forma de pagamento preferida de todo mundo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei do Banco Central: Comunicado urgente chega aqueles que usam PIX na Caixa e Itaú pelo celular
● “Não precisa mais de cartão de crédito”: Comunicado do Banco Central traz fim e substituto a brasileiros
● R$4,2 BI e Banco Central ciente: Banco tão popular quanto a Caixa tem falência decretada em 2024
O Banco Central garante a gratuidade das transferências. Porém, em duas situações específicas o pagamento acaba se fazendo necessário. Por isso, fique atento as regras para não ter uma surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual o maior banco do mundo?
Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros.
Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.
Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões corporativos. Além disso, ele está presente em mais de 46 países.
Confirma outras notícias a respeito dos bancos clicando aqui.