EITA

Comunicado emergencial do Banco Central desvenda real sobre substituto do cartão de crédito e virada no PIX

Banco Central, PIX e cartão de crédito - Foto: Montagem

Banco Central, PIX e cartão de crédito - Foto: Montagem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central surpreendeu com um comunicado emergencial a respeito do PIX automático e soltou uma grande notícia envolvendo o cartão de crédito

O Banco Central tem a função de gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Aliás, a autarquia federal está sempre em constante evolução, buscando ofertar as melhores opções aos clientes. Tanto que falaremos sobre um comunicado que desvenda a real do substituto do cartão de crédito e a virada do PIX.

Durante um evento que aconteceu em dezembro de 2023, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, falou sobre o PIX automático e disse que a ferramenta não tem como objetivo substituir o cartão de crédito. “O que a gente percebe é que os próprios bancos passam a ter interesse em ter cada vez mais a possibilidade”, explicou o executivo na Casa JOTA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a ideia do PIX automático é permitir que o cliente agende previamente pagamentos que ele já sabe que precisará fazer a empresas. Hoje, isso pode ser feito no débito automático – mas as empresas precisam fechar parceria com cada banco para que o serviço esteja disponível. O Banco Central avalia que o PIX Automático pode alcançar mais pessoas.

O cliente vai autorizar o débito recorrente, de forma automática, por meio do seu celular ou computador. Não haverá a necessidade de confirmação com senha a cada débito, e nem cobrança de tarifa das pessoas físicas. Essa independência em relação a contratos bilaterais fará com que o acesso aos pagamentos recorrentes seja mais democrático aos consumidores.

É um ganho de comodidade tanto para o cliente, no gerenciamento de suas contas, quanto para as empresas, que reduzirão o montante de pagamentos recebidos em atraso por perda de prazo. Além disso, a previsão é que o pagador conte com uma série de recursos para administrar os pagamentos recorrentes como, por exemplo, estabelecer um limite máximo do valor a ser debitado da conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o Pix Automático será lançado?

Inicialmente programado para ser lançado em abril de 2024, a implementação do Pix Automático foi prorrogada, primeiro, por seis meses e mais recentemente para 16 de junho de 2025. De acordo com o Banco Central, o adiamento deve-se à complexidade do novo produto, ao tempo necessário para elaborar o papel de cada um dos envolvidos e à definição das estratégias comerciais das instituições financeiras.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile