Presidente do Banco Central faz anúncio sobre fim envolvendo instituições
No dia 11 de novembro do ano passado, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez um pronunciamento chocante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira, 17, iremos recordar o anúncio do profissional envolvendo o fim de um serviço vital nas instituições financeiras.
A fala de Roberto Campos atinge o Itaú, Bradesco, Caixa e as demais instituições financeiras do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante um evento da MBA Brasil, em Chicago, o presidente do Banco Central revelou que os aplicativos bancários poderão acabar.
O pronunciamento pegou o público de surpresa, uma vez que os correntistas utilizam os aplicativos bancários diariamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto Campos acredita que o serviço poderá acabar devido ao sistema Open Finance.
O novo sistema rá permitir o compartilhamento de informações financeiras dos clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Trata-se de um sistema em que as instituições são obrigadas a padronizar seus aplicativos e APIs (a forma como os apps se conectam).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú. Será um app agregador que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas”, disse o presidente do Banco Central.
Além disso, o profissional reforçou que a aceitação da população com o novo sistema foi positiva. Cerca de 50 a 60 milhões de pessoas aderiram ao sistema.
“Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo”, disse Roberto Campos.
PIX
Durante o evento, Roberto Campos Neto também mencionou a criação do PIX.
O presidente do Banco Central reforçou a importância da modalidade e o sucesso no Brasil.
“Se o Pix só substituísse Ted e Doc, teríamos falhado. Eu sempre disse que os bancos não iriam perder dinheiro com o Pix. Hoje, os bancos estão super empolgados em fazer mais coisas no Pix”, disse Campos Neto.
COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?
E por falar no Banco Central, inúmeros brasileiros possuem algum dinheiro esquecido nos bancos, seja por alguém que morreu ou até pelo CPF.
No entanto, poucos brasileiros sabem sobre o assunto. Pensando nisso, a instituição lançou a plataforma Valores a Recebe.
O site Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br) possibilita a consulta para saber se há algum dinheiro esquecido em bancos.