Instituição voltou a falar sobre golpes digitais que estão fazendo muita gente perder dinheiro
Nesta sexta-feira, dia 26, o Banco Central publicou um comunicado geral aos correntistas de todas as empresas bancárias. O assunto em questão vem rendendo inúmeras reclamações e um novo alerta precisou ser feito.
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No ano passado, segundo o Disque 100, que é um canal do Governo Federal, o número de denúncias aumentou em 73% em relação ao ano anterior. Em 2024, os criminosos estão ainda mais profissionais, fazendo uso até de Inteligência Artificial.
Mais uma vez, o Banco Central precisou se posicionar a respeito do assunto e dar alguns alertas aos clientes de marcas como Bradesco, Itaú e tantas outras em atividades no Brasil. Já nos casos dos bancos digitais, como Nubank e C6, o cuidado é redobrado.
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“Você sabe em quais hipóteses um banco liga para o cliente? Em nenhum caso o banco liga para pedir senha, cartão, cancelamento de um pagamento ou transação ou repasse de dados pessoais. Isso é comum no golpe da falsa central de atendimento! Fique atento”, disse a nota.
O órgão público apontou algumas das poucas vezes em que é necessário esse contato mais direto entre empresa e cliente. “A regra é clara! O banco não costuma ligar para o cliente. O contato telefônico é a exceção”, pontuou a instituição.
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Dentre as ressalvas, o Banco Central listou:
- Resposta à demanda ou contato anterior do cliente;
- Confirmação de determinado pagamento ou transação suspeita;
- Acompanhamento do gerente com o cliente.
Quais os melhores bancos para abrir conta como Pessoa Física?
Ainda que as contas gratuitas atendam à maior demanda, as modalidades pagas oferecem melhores benefícios. De acordo com o Mobills, os serviços Santander Select, Bradesco Prime, Itaú Pesonnalité, Banco Inter e C6 Bank estão entre as opções mais vantajosas.
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