Autarquia emitiu um novo comunicado, após a exposição de dados bancários da companhia pública que atende mais de 150 milhões de pessoas
Nesta segunda-feira, dia 11, o Banco Central confirmou o vazamento de informações de 644 chaves do PIX dos usuários da Caixa Econômica. O erro foi rapidamente detectado e ambas as instituições se pronunciaram.
Segundo o banco, o ocorrido foi registrado entre os dias 24 e 25 de setembro. No entanto, todos aqueles que tiveram seus dados expostos já foram comunicados. “Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e a privacidade”, disse a Caixa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já de acordo com a BC, apesar da situação incomum, não houve grandes danos, como transações financeiras. “Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação”, pontuou.
Uma reportagem da Jovem Pan revelou que este é o 11º vazamento de chaves do PIX em 2024. Com isso, pelo menos 259.998 ficaram comprometidas. Este mês, inclusive, a Caixa Econômica também chamou atenção aos golpes bancários.
Segundo o Datafolha, o país tem mais de 4.600 tentativas de crimes virtuais por hora. Na maioria das vezes, os criminosos tentam se passar por servidores ou enviam links forjados para as possíveis vítimas que não estão familiarizadas com a tecnologia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mesmo vale para outras companhias, como Bradesco, Itaú, Santander e Nubank, que atendem milhões de brasileiros. Para se ter uma ideia, o número de transferências via PIX também está cada vez maior. Sem cobranças adicionais, surpreendentemente, mais de 227 milhões de transações acontecem em um único dia. Ou seja, todo cuidado é pouco.
Afinal, o que aconteceu?
- Em resumo, o Banco Central anunciou o vazamento de 644 chaves do PIX;
- Desta vez, todas elas eram da Caixa Econômica, que atende 150 milhões de pessoas;
- No entanto, em 2024, cerca de 259.998 informações teriam vazado também em outras instituições;
- No Brasil, existem registros de 4.600 tentativas de golpes virtuais a cada hora.
Conclusão
Apesar disso, a Caixa segue entre os bancos mais seguros do país. Para virar cliente e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,2 mil postos de atendimento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Com a conta, você tem a livre movimentação do seu dinheiro contando com toda agilidade e segurança dos serviços e canais. Acessando sua conta pela internet ou celular você pode verificar saldos, extrato de movimentações, efetuar pagamentos e transferências”, defende a instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Contudo, veja outras notícias sobre questões econômicas, pagamentos e benefícios sociais!