Se surpreenda com o Banco Central, que faz comunicado geral aos bancos com nova moeda entrando em vigor em 2024
E as novas mudanças do Governo Federal ainda estão dando muito o que falar, sendo agora o assunto da vez, o Banco Central, que faz comunicado geral aos bancos com nova moeda entrando em vigor em 2024, com substituto do real, e surpreende a todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As informações são do portal “infomoney”, o qual informou no dia 5 deste mês de janeiro, que o Banco Central anunciou em 2023 o nome oficial do Real Digital ou CBDC brasileira, o Drex, que será a representação digital das notas em papel, onde deve entrar em circulação logo em breve, visto que o calendário programado já foi divulgado aos bancos em comunicado geral.
Segundo as informações, no calendario divulgado aos bancos pelo Banco Central, a expectativa era de que o Drex já fosse testado pela população entre o final deste ano de 2024 e o início de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo as informações, o Banco Central chegou a emitir nota, informando que o prazo segue como o programado, quando disse: “ao fim de 2024, o Banco Central poderá incluir testes com a população no Piloto Drex”, explicou o BC.
E continuou: “o projeto e os participantes do mercado precisarão ter atingido o grau de maturidade adequado”, disse o BC.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que o Drex segue em fase de teste em ambiente restrito, o chamado Piloto Drex, iniciado em março de 2023, e alguns especialistas já comentam sobre, como o Melfi, da ABFintechs, que disse:
“O projeto piloto está avançando. Todos os 16 participantes estão conectados e aptos a fazerem os testes transacionais entre eles. Essa fase inicial foi cumprida. Agora, a fase de privacidade está sendo desenvolvida”, explicou Melfi.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as principais características do Drex?
Segundo as informações do portal “infomoney”, dentre as principais características do Drex, podemos destacar que é classificado como Central Bank Digital Currency (CBDC, Moeda Digital de Banco Central, na sigla em inglês), e que será emitido e ficará sob custódia do Banco Central.
Outra característica é que a cotação frente a outras moedas será a mesma do real hoje, e a distribuição para o público será intermediada pelos bancos, assim como o real, mas promete maior segurança jurídica e mais privacidade no compartilhamento de dados.