ALERTA URGENTE

Banco Central emite comunicado urgente nesta sexta (20) com terror pra quem usa PIX

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central / PIX - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo sobre o comunicado do Banco Central confirmando vazamento de dados do PIX e todos precisam entender os detalhes do que aconteceu

O Banco Central se trata de um dos principais órgãos do Brasil e tem como principal finalidade, em suma, garantir a estabilidade do poder de compra da moeda, zelar por um sistema financeiro sólido, eficiente e competitivo, e fomentar o bem-estar econômico da sociedade.

A título de informação, o Banco Central foi criado por conta da reforma do sistema financeiro, realizada em 31 de dezembro de 1964, pela lei nº 4.595. Como resultado, ele integrou todas as funções da Superintendência de Moeda e Crédito, bem como algumas funções do Banco do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, atualmente ele é responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.

Comunicado do Banco Central

De acordo com informações do portal Metrópoles, o Banco Central fez um comunicado informando sobre o vazamento de chaves PIX utilizadas na Shoppe.

De acordo com a fonte, na última quinta-feira (19/9), houve um vazamento de dados de chaves Pix utilizadas na plataforma Shopee. É importante falar que foi afirmado que não houve o vazamento de “dados sensíveis” como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais ou qualquer tipo de dado de sigilo bancário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz trecho do comunicado.

As pessoas que tiveram os dados vazados serão comunicadas. Ainda segundo o BC, este contato será realizado apenas por meio do aplicativo ou internet banking na qual o cliente tenha relacionamento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, afirma o Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O caso será apurado e sanções que estão previstas na legislação poderão ser aplicadas, conforme previsão na legislação vigente.

Até o presente momento da publicação, a SHPP Brasil Instituição de Pagamento e Serviços de Pagamentos LTDA, que tem como nome fantasia Shopee, ainda não divulgou nenhum posicionamento. O espaço no TVFOCO segue aberto.

O que é uma chave PIX?

Em suma, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central, que permite transferências em tempo real. As chaves Pix são identificadores que permitem que usuários realizem transações rapidamente, sem a necessidade de compartilhar dados bancários completos. 

Em 2018, o Banco Central iniciou o processo de criação da plataforma. Em outubro de 2020, o sistema foi aberto a cadastro de chaves e testes. Lançado oficialmente, de forma integral, em 16 de novembro de 2020.

Segurança de dados dos clientes

Não podemos deixar de salientar que tanto as empresas quanto os consumidores desenvolvam uma cultura de segurança da informação. Para os consumidores, isso significa educar-se sobre práticas seguras, como a criação de senhas fortes e a conscientização sobre fraudes. Para as empresas, implica em investir em infraestrutura de segurança e treinamentos para os colaboradores.

Lei que protege os dados dos clientes

Para quem não sabe, o Brasil tem avançado em sua legislação de proteção de dados, especialmente com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece diretrizes claras para a coleta, uso e armazenamento de informações pessoais. 

Considerações finais

Por fim, diante de todas essas informações, se conclui que o vazamento de chaves Pix da Shopee, embora não envolva dados sensíveis, é um alerta para todos os usuários sobre a importância da segurança digital.

Assim, como foi dito por meio do seu comunicado, o Banco Central está tomando medidas para informar os afetados e investigar o ocorrido, mas a responsabilidade também recai sobre os usuários e as empresas de garantir a proteção das informações.

Tal acontecido sem dúvidas serve como um exemplo da fragilidade da segurança da informação e da necessidade de constante vigilância no mundo digital.

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile