Vem novidade
Banco Central faz comunicado IMPORTANTE sobre mudança e brasileiros precisam saber de tudo da novidade
30/05/2023 às 17h37

Uma nova modalidade do Banco Central pode entrar em vigor ano que vem, mas por enquanto está em fase de testes
Um projeto piloto está em testes no Banco Central e pode virar realidade a partir do ano que vem mudando de vez a vida dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do ‘Real Digital’, uma nova moeda que deverá ser utilizada em todo o Brasil. Algumas instituições já foram selecionadas para a fase de testes que ocorrem até o final de 2023.
De acordo com o que foi informado pelo banco, a lista completa conta com um total de 14 bancos e também consórcios nacionais e internacionais que estão atuando em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os testes serão focados totalmente na privacidade do uso do Real Digital e o Banco Central não quer que de início sejam feitos pagamentos em boletos federais.
Banco Central ainda destacou que este caso em específico de uso vai permitir que o foco seja voltado para os testes de privacidade, já que é promovida a troca de informações entre os vários participantes que integram a plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS à CNH: Lei de trânsito na BA crava proibição a motoristas de Salvador e 2 punições gravíssimas
● Romeu Zema já sabe: Feriado PROLONGADO em MG na terça (01) abre abril com chave de ouro aos CLTs
● Adeus: Fim de hotel tão popular quanto o Copacabana Palace no RJ abala cariocas após 66 anos
O objetivo do BC é concorrer diretamente com o sistema global deste universo do digital. O coordenador do Real Digital, Fabi Araújo, informou que os testes devem durar até o mês de março do ano que vem.
Os bancos selecionados para os testes do Real Digital são: Banco do Brasil; o XP, da Visa; o Bradesco; o Itaú Unibanco; o Nubank; e os bancos BV e BTG. Completam a lista as determinadas instituições: Banco Inter, 7Comm e Microsoft; os bancos B3 e B3 Digitais; o banco ABC, LoopiPay e Hamsa. Banco Santander, Toro CTVM, Santander Asset Management e F1RST; SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred; Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin; e ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP
MAS O QUE É O REAL DIGITAL?
A grosso modo, para todo mundo entender, o Real Digital nada mais é do que a moeda digital do nosso dinheiro físico, controlado pelo Banco Cnetral.
O objetivo do Banco Central é diminuir os custos com transações bancárias, fabricação de moedas e cédulas de dinheiro além de evoluir na questão da segurança dos brasileiros.
Será uma nova forma de fazer transações e compras pela internet, sem precisar daquele cartão físico para cadastro nem se preocupar com golpes e roubos de dados.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br