Uma nova modalidade do Banco Central pode entrar em vigor ano que vem, mas por enquanto está em fase de testes
Um projeto piloto está em testes no Banco Central e pode virar realidade a partir do ano que vem mudando de vez a vida dos brasileiros.
Estamos falando do ‘Real Digital’, uma nova moeda que deverá ser utilizada em todo o Brasil. Algumas instituições já foram selecionadas para a fase de testes que ocorrem até o final de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o que foi informado pelo banco, a lista completa conta com um total de 14 bancos e também consórcios nacionais e internacionais que estão atuando em todo o país.
Os testes serão focados totalmente na privacidade do uso do Real Digital e o Banco Central não quer que de início sejam feitos pagamentos em boletos federais.
Banco Central ainda destacou que este caso em específico de uso vai permitir que o foco seja voltado para os testes de privacidade, já que é promovida a troca de informações entre os vários participantes que integram a plataforma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do BC é concorrer diretamente com o sistema global deste universo do digital. O coordenador do Real Digital, Fabi Araújo, informou que os testes devem durar até o mês de março do ano que vem.
Os bancos selecionados para os testes do Real Digital são: Banco do Brasil; o XP, da Visa; o Bradesco; o Itaú Unibanco; o Nubank; e os bancos BV e BTG. Completam a lista as determinadas instituições: Banco Inter, 7Comm e Microsoft; os bancos B3 e B3 Digitais; o banco ABC, LoopiPay e Hamsa. Banco Santander, Toro CTVM, Santander Asset Management e F1RST; SFCoop: Ailos, Cresol, Sicoob, Sicredi e Unicred; Basa, TecBan, Pinbank, Dinamo, Cresol, Banco Arbi, Ntokens, Clear Sale, Foxbit, CPqD, AWS e Parfin; e ABBC: bancos Brasileiro de Crédito, Ribeirão Preto, Original, ABC, BS2 e Seguro; ABBC, BBChain, Microsoft e BIP
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS O QUE É O REAL DIGITAL?
A grosso modo, para todo mundo entender, o Real Digital nada mais é do que a moeda digital do nosso dinheiro físico, controlado pelo Banco Cnetral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O objetivo do Banco Central é diminuir os custos com transações bancárias, fabricação de moedas e cédulas de dinheiro além de evoluir na questão da segurança dos brasileiros.
Será uma nova forma de fazer transações e compras pela internet, sem precisar daquele cartão físico para cadastro nem se preocupar com golpes e roubos de dados.