Banco Central faz comunicado importante sobre pagamentos via PIX e você precisa saber o que está acontecendo
Como muitos sabem, desde a sua criação, pelo Banco Central, no ano de 2020, o Pix se tornou a opção favorita quando falamos em transferências instantâneas de dinheiro.
Qualquer comércio ou, até mesmo pessoa física, hoje em dia possuem esse tipo de serviço habilitado para efetuar compras, pagar dívidas e até mesmo liquidar algumas contas através do Pix.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas atenção, o Banco Central acaba de emitir um alerta, por meio das suas redes sociais, sobre essa tecnologia tão usada por milhares de brasileiros, que todos deveriam saber!
Toda atenção é válida!
O anúncio publicado pelo Banco Central chamou a atenção quanto à conferência de dados na hora de fazer o pagamento via Pix. De uma maneira descontraída, a instituição alertou sobre a situação que pode acontecer com qualquer um de nós:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Manda pro @ que está te devendo um Pix. Mas antes de finalizar a transação, avisa pra conferir os dados! Errar o destinatário do Pix pode causar enorme dor-de-cabeça. O brasileiro já sabe que Pix é amor.
Então não esqueça: FAZ O PIX! Mas lembra de conferir quem está recebendo, antes de enviar”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Então AGORA você já sabe, antes de mandar o Pix confira todos os dados para evitar transtornos maiores
Mas e se acontecer de enviar o Pix errado?
Se você enviou um valor incorreto e o dinheiro já foi depositado na conta da outra pessoa, é recomendado entrar em contato com o beneficiário para solicitar o reembolso.
As instituições bancárias podem devolver o Pix por diversos motivos, incluindo erros operacionais, fraude, falhas no sistema ou transferências realizadas por engano.
Entendendo o MED
Mas além disso, desde novembro de 2021, o Banco Central do Brasil criou o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que é um conjunto de regras e procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.
O MED permite que a instituição financeira com a qual o indivíduo tem conta realize a devolução do valor do Pix. Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação deve devolver os recursos para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente.
O tempo para a devolução do Pix através do Mecanismo Especial de Devolução (MED) pode variar dependendo do caso. Segundo o Banco Central do Brasil, o prazo para a devolução do valor do Pix é de até 5 dias úteis a partir da solicitação.
Todavia, o prazo pode ser menor em alguns casos, como em situações de fraude, em que a devolução pode ser realizada de forma mais rápida.
É importante ressaltar que o MED é uma ferramenta criada para facilitar as devoluções em caso de fraudes e aumentar as possibilidades da vítima reaver os recursos.