Banco Central (BC) pegou milhares de clientes do Bradesco e Itaú ao anunciar fim de serviços, além da finalização dos cartórios
A recente decisão do Banco Central marca um ponto crucial no cenário financeiro brasileiro, com implicações significativas para os setores bancário e cartorial. O anúncio de duas viradas, representando a descontinuação dos serviços prestados pelos gigantes bancários Bradesco e Itaú e nos cartórios, sinaliza uma mudança de paradigma no sistema financeiro nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida colossal reflete não apenas uma reestruturação interna nas instituições financeiras, mas também um movimento mais amplo rumo à modernização e otimização dos serviços bancários e cartoriais no país.
Adeus aos cartórios?
O Banco Central (BC) está construindo o caminho para o Brasil se inserir cada vez mais no mundo dos ativos digitais. A autarquia está trabalhando para lançar o DREX em 2024, e isso está cada vez mais perto de acontecer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A moeda digital brasileira será um grande marco tecnológico para o país, possibilitando diversos benefícios aos brasileiros. Um dos principais se refere à compra e venda de imóveis, processo que deverá ser facilitado com o DREX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nem todas as pessoas já ouviram falar no DREX, apesar do aumento de notícias sobre a moeda digital nos últimos tempos. Inclusive, é difícil para muitos brasileiros entenderem como esse ativo funciona e qual a necessidade de criá-lo.
A saber, uma moeda digital oficial é apenas uma extensão do papel moeda. Em outras palavras, trata-se de uma forma de dinheiro emitida por uma autoridade monetária. Geralmente, o banco central é responsável por isso, mas a moeda também pode ser criada por uma instituição financeira governamental.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Em síntese, o DREX não deverá ter mudança em seu valor, assim como ocorre com as criptomoedas, que passam a valer mais ou menos devido à busca e compra. No caso do real digital, essa variação não existirá, pois a moeda é apenas uma extensão do papel moeda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o DREX, as pessoas poderão realizar operações financeiras de bens físicos, como carros e imóveis, mas utilizando apenas carteiras digitais e blockchain. Por falar nisso, o blockchain é a ferramenta responsável pelo armazenamento dos registros de transações dos dados. Atualmente, as criptomoedas utilizam esta rede para realizar as transações financeiras.
App do Bradesco ou Itaú vai acabar?
O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou em um evento organizado por estudantes brasileiros, em Chicago, nos Estados Unidos, que os aplicativos de bancos – tais como Bradesco e Itaú – devem acabar em um futuro próximo, com o avanço do Open Finance, sistema que permite o compartilhamento de informações financeiras dos clientes.
Segundo o presidente do BC, o benefício do compartilhamento de dados bancários entre instituições fará com que, em até dois anos, os usuários não tenham a necessidade de terem aplicativos de diferentes bancos brasileiros. Campos Neto revelou que os clientes usarão um app agregador que vai dar acesso a todas as contas.
Para que serve o Banco Central?
O Banco Central do Brasil é a principal autoridade monetária e responsável pela política econômica do país. Suas funções abrangem diversas áreas cruciais para a estabilidade e o desenvolvimento financeiro nacional. Entre suas principais atribuições estão:
- Controle da Moeda: O Banco Central é responsável por emitir e controlar a circulação da moeda nacional. Buscando manter a estabilidade do valor da moeda e controlar a inflação.
- Política Monetária: Implementa medidas para controlar a oferta de dinheiro na economia, ajustando a taxa básica de juros (Selic). Utilizando instrumentos como operações de mercado aberto para influenciar as condições de crédito e o comportamento dos agentes econômicos.
- Supervisão e Regulação do Sistema Financeiro: Regula e supervisiona bancos, instituições financeiras e outras entidades do sistema financeiro, visando assegurar a estabilidade e solidez do sistema, bem como proteger os interesses dos consumidores.
- Administração das Reservas Internacionais: Gerencia as reservas internacionais do país, garantindo a capacidade de pagamento do Brasil no exterior e atuando na gestão do câmbio.
- Formulação e Implementação de Políticas Econômicas: Contribui para a formulação e implementação de políticas econômicas, em conjunto com o governo, visando o crescimento sustentável, a estabilidade macroeconômica e a promoção do desenvolvimento econômico e social do país.
Em suma, o Banco Central desempenha um papel fundamental na condução da política econômica brasileira, com o objetivo de promover o equilíbrio e o progresso financeiro do país.