As 3 viradas do Pix no Banco Central que atingem em cheio os bancos, com multa e mais
O Banco Central baixou novas regras para o Pix em 2024, com 3 viradas atingindo os bancos, incluindo a substituição de serviço amado, o pagamento de multa em alguns casos e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
O método de pagamento se tornou o mais utilizado dos dias de hoje, inclusive com todos os consumidores e comerciantes tendo que se inovar, pois todos que aceitam o famoso PIX, acabam saindo na frente de quem ainda não aderiu esse método.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Extra’, da Globo, o Banco Central divulgou, em dezembro, as regras do ‘Pix Automático’, que vai entrar em vigor a partir do dia 28 de outubro deste ano de 2024, passando a ser obrigatório em todos os bancos.

Pix automático vai chegar para todos em outubro (Reprodução: Internet)
Ele vai ser similar ao débito automático, por tanto a tendência é que esse serviço acabe sendo substituído por milhares de pessoas, mas será direcionado apenas para as pessoas jurídicas, simplificando os acordos para as empresas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novo veredito do Banco Central chega voando hoje (05) para atingir saldos da poupança Caixa, Bradesco e+
Tchau, notas de R$10 e R$20: Banco Central faz anúncio e crava fim de cédulas populares após 30 anos do real
Mudança em lei do Banco Central chega para trazer fim de uma era no Nubank com proibição em 2025
Ainda segundo o site, o Banco Central determinou algumas diretrizes que envolvem o cancelamento, rejeição, responsabilidade em caso de erros e outros. Participantes não conformes estarão sujeitos ao pagamento de multas, caso haja atraso na oferta do serviço.
Por tanto, todos os bancos precisam estar com o PIX automático disponível em outubro, caso contrário vão ter que lidar com o pagamento das multas. O desenvolvimento e testes acontecerão de janeiro até agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Débito automático deve ser substituído aos poucos (Reprodução: Internet)
Com essa nova modalidade, os usuários poderão realizar pagamentos recorrentes a empresas, como escolas, condomínios, planos de saúde, distribuidoras de energia e água, dentre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todas essas empresas vão poder habilitar o pagamento via Pix Automático, sem a necessidade de ter um convênio com os bancos dos consumidores que pagam a conta.
O método de pagamento é um dos mais utilizados da atualidade (Reprodução: Internet)
Quando o Pix foi lançado?
O Pix, um dos principais métodos de pagamento da atualidade, foi lançado no dia 5 de outubro de 2020.