As 3 viradas do Pix no Banco Central que atingem em cheio os bancos, com multa e mais
O Banco Central baixou novas regras para o Pix em 2024, com 3 viradas atingindo os bancos, incluindo a substituição de serviço amado, o pagamento de multa em alguns casos e você precisa estar por dentro de todas as atualizações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O método de pagamento se tornou o mais utilizado dos dias de hoje, inclusive com todos os consumidores e comerciantes tendo que se inovar, pois todos que aceitam o famoso PIX, acabam saindo na frente de quem ainda não aderiu esse método.
De acordo com o portal ‘Extra’, da Globo, o Banco Central divulgou, em dezembro, as regras do ‘Pix Automático’, que vai entrar em vigor a partir do dia 28 de outubro deste ano de 2024, passando a ser obrigatório em todos os bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele vai ser similar ao débito automático, por tanto a tendência é que esse serviço acabe sendo substituído por milhares de pessoas, mas será direcionado apenas para as pessoas jurídicas, simplificando os acordos para as empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, o Banco Central determinou algumas diretrizes que envolvem o cancelamento, rejeição, responsabilidade em caso de erros e outros. Participantes não conformes estarão sujeitos ao pagamento de multas, caso haja atraso na oferta do serviço.
Por tanto, todos os bancos precisam estar com o PIX automático disponível em outubro, caso contrário vão ter que lidar com o pagamento das multas. O desenvolvimento e testes acontecerão de janeiro até agosto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
Com essa nova modalidade, os usuários poderão realizar pagamentos recorrentes a empresas, como escolas, condomínios, planos de saúde, distribuidoras de energia e água, dentre outras.
Todas essas empresas vão poder habilitar o pagamento via Pix Automático, sem a necessidade de ter um convênio com os bancos dos consumidores que pagam a conta.
Quando o Pix foi lançado?
O Pix, um dos principais métodos de pagamento da atualidade, foi lançado no dia 5 de outubro de 2020.