Banco Central confirma um novo serviço que chega para facilitar a vida de todos os brasileiros, em contrapartida afeta diretamente os cartórios. Isso porque ele chega com as mesmas funções e com mais facilitadores
O Banco Central é uma das principais instituições voltadas as questões econômicas do país e cravaram um novo serviço vital. Assim, marca um adeus nos cartórios, o que é uma grande notícia para os brasileiros, que já estão comemorando nesta sexta-feira (26).
Isso porque visa simplificar as transações de compra e venda de imóveis, acabando com alguns processos que até então se faziam obrigatórios. Vale lembrar que é um serviço oferecido pelo Bacen, que estuda sempre soluções e facilitadores para todos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Estadão’, essa medida está completamente conectada ao Drex, a futura moeda digital brasileira. Ela ainda está em fase de testes, mas chegará para facilitar ainda mais as transações e possibilita novos tipos de investimentos, trazendo mais segurança e eficiência aos processos de compras e vendas.
Um dos grandes pontos positivos é que ela terá o mesmo valor do Real e a tendência é não sofrer nenhum tipo de variação em relação a isso. Portanto, haverá a possibilidade de realizar as operações financeiras de bens físicos, utilizando carteiras digitais e o blockhaim.
Segundo W. Silva, CEO da ImobCoin, uma plataforma para investimento de imóveis, certamente deixará a compra e venda e imóveis mais rápidas. Isso porque facilitará os procedimentos que hoje são nos cartórios, portanto marcará o fim desse serviço nesses estabelecimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central emite 10 alertas emergenciais e mudança nas cédulas do Real para salvar brasileiros em 2025
● R$ 8 BI: Comunicado do Banco Central crava PIOR notícia da poupança em 2025 e atinge Itaú, BB e + bancos
● “Emergência”: Comunicado do Banco Central sobre cartões de crédito traz 6 alertas que abalam o Itaú, Nu e+
“Os cartórios vão precisar se adequar ao novo ambiente de transações, entender como funciona e tratar melhor as documentações, mas eles continuarão sendo necessários como um intermediário. O blockchain traz mais agilidade e segurança à transação, mas nos cartórios será possível verificar pendências, analisar titularidades da matrícula etc”, disse o especialista.
Conheça o Blockhain
Para quem não conhece, a Blockhain é uma ferramenta que funciona como uma cadeia de dados, em que armazenam os registros de transações. Assim serve como um livro de registros de movimentações digitais, tendo praticamente a mesma função que os cartórios, neste caso específico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que o lançamento do Drex ainda não tem data definida, mas estima-se que seja ainda no primeiro semestre de 2025. Como se trata de movimentações financeiras, precisam realizar todos os testes, para que não cause nenhum problema em seu lançamento.
Como está a situação do Drex?
De acordo com o portal ‘Agência Brasil’, o Drex entrará em sua segunda fase de testes, em que visa permitir a conexão com serviços e modelos de negócios criados pelos consórcios participantes. A autorização se deu pelo Banco Central no dia 22 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE