SERÁ?!

Banco Central lança novo serviço e cartões de crédito têm dias contados em 2025

19/12/2024 às 12h32

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Novo serviço do Banco Central pode colocar fim nos cartões de crédito (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Novo serviço lançado pelo Banco Central pode colocar fim nos cartões de crédito; Entenda o que está acontecendo e prepare-se!

Os cartões de crédito sempre desempenharam um papel fundamental na vida dos brasileiros, facilitando pagamentos e possibilitando parcelamentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, um novo serviço desenvolvido pelo Banco Central pode ameaçar a existência dos cartões de crédito e débito tradicionais e deixa-los com os dias contados no próximo ano.

Isso porque está previsto para chegar, em 2025, a integração do Pix com funcionalidades de pagamento em crédito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que promete transformar a maneira como consumidores e comerciantes realizam transações financeiras.

Com grandes expectativas de simplificação e redução de custos operacionais, as mudanças têm gerado discussões e expectativas sobre o futuro do mercado financeiro brasileiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do Seu Crédito Digital e do portal Exame, a equipe especializada em economia do TV Foco traz mais detalhes sobre essa revolução digital nos pagamentos!

PIX, Banco do Brasil
PIX por aproximação pode substituir uso dos cartões físicos (Foto Reprodução/Freepik)

Um novo PIX, será?!

A novidade mais esperada nos próximos anos é a integração do crédito ao Pix, que será implementada até o final de 2025.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, o Pix é uma das formas mais rápidas e populares de transferências de dinheiro no Brasil, com milhões de transações realizadas diariamente.

Com a nova funcionalidade, o Pix será capaz de processar pagamentos em crédito diretamente por dispositivos móveis, sem a necessidade de cartões físicos.

Banco Central toma decisão sobre o PIX
As mudanças propostas pelo BC irá facilitar ainda mais o uso do PIX (Foto Reprodução/Montagem/TV Foco/Internet)

Mas, como vai funcionar o crédito via PIX?

A ideia por trás dessa mudança é permitir que os consumidores possam realizar compras a crédito de maneira tão simples quanto fazem com pagamentos à vista.

Isso significa que, em vez de utilizar o cartão de crédito tradicional, o consumidor poderá usar seu celular ou outro dispositivo móvel para realizar transações financeiras, incluindo parcelamentos.

Além disso, a nova funcionalidade do Pix visa proporcionar vantagens tanto para consumidores quanto para comerciantes, trazendo maior agilidade nas transações e a redução das taxas financeiras associadas aos cartões de crédito:

Bom para quem compra:

  • Simplificação do processo de pagamento: Conforme dito acima, a integração permitirá que os consumidores realizem pagamentos com facilidade por meio de dispositivos móveis, eliminando a necessidade de digitar números de cartão ou carregar cartões físicos.
  • Parcelamento sem juros: Além disso, uma das maiores promessas é a possibilidade de parcelar as compras sem a cobrança de juros, ao contrário do que ocorre com os cartões de crédito tradicionais. O que visa democratizar o acesso ao crédito e reduzir o endividamento.
  • Mais segurança: Ao dispensar o uso de cartões físicos, o risco de fraudes e roubos diminui significativamente. As transações serão feitas diretamente pelo celular, um dispositivo com maior controle de segurança.

E para quem vende:

  • Redução de custos operacionais: Os comerciantes que utilizam o Pix em vez de cartões de crédito pagam menos taxas de processamento e podem obter mais controle sobre seus fluxos de caixa.
  • Mais agilidade: Além disso, empresas podem atrair consumidores, aumentar vendas e competitividade oferecendo parcelamentos pelo Pix, melhorando experiência e flexibilidade para os clientes brasileiros.
  • Mais adesão: O Pix é uma tecnologia moderna e cada vez mais popular no Brasil. Com a expansão de suas funcionalidades, mais empresas devem aderir ao sistema, ampliando as opções de pagamento e tornando o processo mais dinâmico.

Mas, afinal, o cartão de crédito vai acabar mesmo?

Com tudo isso na mesa, fica a dúvida: “Será que os cartões de crédito tradicionais estão mesmo com os dias contados?

Não que seja algo taxativo ou imposto, mas é esperado que o uso do cartão de crédito diminua drasticamente com a chegada desse novo sistema.

Afinal de contas, o novo método apresentado demonstrou ser significativamente mais vantajoso que os cartões, oferecendo benefícios superiores, como visto ao longo desta matéria.

Querendo, ou não, apesar de sua popularidade, o cartão de crédito no Brasil tem sido alvo de críticas devido às altas taxas de juros e encargos financeiros.

Muitos brasileiros já enfrentam dificuldades em pagar suas dívidas com cartão, o que torna a promessa do Pix sem juros uma alternativa ainda mais atrativa.

No entanto, essa transição do sistema de crédito tradicional para o novo modelo do Pix ainda deve enfrentar alguns desafios, como:

  • Adaptação das empresas: As empresas que dependem do uso de cartões de crédito para transações financeiras terão que se adaptar ao novo sistema, incluindo atualizações nos sistemas de pagamento e ajustes nas taxas de processamento.
  • Resistência: Muitos consumidores ainda preferem o cartão de crédito por sua familiaridade e a flexibilidade oferecida pelas operadoras. A mudança pode ser vista com receio por parte de quem está acostumado com os benefícios tradicionais dos cartões.

Sendo assim, apesar de o “fim do cartão de crédito” ser algo bem possível e até mesmo previsível, da mesma forma que aconteceu com outros sistemas que caíram na defasagem, tudo ainda é bem incerto.

O que se sabe é que o novo serviço chega para facilitar e melhorar ainda mais a rotina de quem depende desses métodos.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Cartões de crédito podem entrar em defasagem (Foto Reprodução/Internet)

Considerações finais:

O Banco Central planeja integrar o crédito ao Pix até 2025, permitindo pagamentos e parcelamentos diretamente pelo celular, sem necessidade de cartões físicos.

Essa funcionalidade promete simplificar transações, reduzir custos e oferecer benefícios como parcelamentos sem juros e maior segurança.

Apesar das vantagens, a transição enfrenta desafios, como a adaptação das empresas e a resistência dos consumidores.

A inovação pode reduzir o uso de cartões de crédito, marcando uma revolução nos pagamentos no Brasil. Mas, para saber mais novidades sobre o Banco Central,  clique aqui*.

Thumbnail Video Youtube

2025
cartões de crédito
pix por aproximação

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.