Modelo digital promete substituir gradualmente o uso do dinheiro físico no Brasil, diante do crescimento meteórico dos meios tecnológicos, incluindo o Pix
Há três décadas, o Real substituiu o Cruzeiro no Brasil. Ele segue em vigor no país, mas existem algumas novidades previstas já para 2025, que é o período apontado para o início do fim das cédulas físicas em circulação, migrando os cidadãos para o formato digital.
Segundo o Banco Central, trata-se de uma nova carteira acessada pelo celular. “O Drex vai permitir que vários tipos de transações financeiras seguras com ativos digitais e contratos inteligentes estejam à sua disposição”, disse um dos trechos do comunicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com a nota, os serviços serão monitorados seguramente pelas instituições nacionais, como Bradesco, Itaú, Nubank, entre várias outras. “Para ter acesso à Plataforma Drex, você precisará de um intermediário financeiro autorizado, como um banco”, apontou.
“Esse intermediário fará a transferência do seu dinheiro depositado em conta para sua carteira digital do Drex, para que você possa realizar transações com ativos digitais com total segurança”, acrescentou a autarquia federal sobre essa substituição de forma gradual.
Transferências disparam
Hoje, de acordo com o Banco Central, mais de 200 milhões de transferências por Pix chegam a ser feitas diariamente, envolvendo as principais companhias financeiras. Agora, o futuro modelo, que é totalmente online, já está em andamento entre as companhias nacionais, servindo como um complemento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, o que é o Drex?
- É o Real, a moeda brasileira oficial, em formato digital;
- Tem o mesmo valor e a mesma aceitação do Real tradicional;
- Regulado pelo Banco Central e emitido somente em sua plataforma;
- Tem as mesmas garantias e segurança do Real tradicional;
- Depende de um banco ou de outras instituição para seu uso pelo cidadão.
Conclusão
Vale ressaltar que o Banco Central faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles tomam as próprias decisões.
+ Veja outras notícias sobre bancos, pagamentos e novidades no setor econômico brasileiro!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pra dar ADEUS à cédula do real: Banco Central anuncia substituto da moeda nacional para 2025
● “Unânime”: Renata paralisa o JN com nova lei do Banco Central que afeta saldo da poupança no fim de 2024
● Novo decreto do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Caixa hoje (12)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE