ATENÇÃO
Banco Central sem chão: Caixa, Bradesco e Itaú se unem com fim de serviço popular após 39 anos no Brasil
27/07/2024 às 20h00
Após 39 anos servindo milhões de brasileiros, Banco Central teve o fim de serviço popular decretado, e bancos como Caixa, Bradesco e Itaú já se uniram para eliminar serviço
Milhões de brasileiros foram pegos de surpresa quando foi confirmado que um popular serviço do Banco Central chegaria ao fim. Acontece, que é uma modalidade que era usada por bancos como Caixa, Bradesco, Itaú, dentre muitos outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a decisão da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em banir o serviço, esses bancos e muitos outros, se uniram e colocaram um fim ao serviço até antes do prazo. Mas, em compensação, um substituto a altura já estava promovido há muito tempo.
Conforme informações da CNN Brasil, desde o dia 29 de fevereiro de 2024, a Febraban baniu as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas. Com a popularização do pix, esse modelo deixou de ser usado e como consequência, se tornou obsoleto, logo, mantê-lo já não tinha sentido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco informaram os clientes a data de descontinuidade do serviço em seus aplicativos. Além disso, Itaú e Santander já haviam deixado de ofertar o serviço há muito tempo aos correntistas.
Para quem não sabe, o DOC foi criado pelo Banco Central em1985, logo, foram 39 anos de história. Milhares de transferências foram feitas através do modelo e ele se tornou popular. Mas, tudo mudou quando chegou o pix, que era mais rápido e moderno. Afinal, com apenas um dado você faz transferência e ela instantaneamente cai na conta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O BANCO CENTRAL DO BRASIL É UMA AUTARQUIA FEDERAL?
Sim, e é vinculada, mas não subordinada, ao Ministério da Economia. Ele foi criado pela Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964. Hoje seu dever é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo.
Além disso, outro missão do Banco Central é autorizar bancos. Por exemplo, uma nova instituição é criada. Ela só poderá atuar como banco, após conseguir autorização. Além disso, o BC pode também interferir nos negócios de uma instituição de ajudar na liquidez, quando necessário.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
● Caixa, Bradesco e mais: Lei do Banco Central traz 2 alertas para encerramento automático de contas bancárias
Ao longo da história, o Banco Central ajudou na liquidação de muitas instituições financeiras que era famosas e acabaram tendo a falência decretada. Elas não arcaram com os seus compromissos e precisam de intervenção do BC.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]