CHOCANTE!

Banco Central toma decisão que amarga a vida de brasileiros endividados

Banco Central do Brasil  (Foto Reprodução Internet)

Banco Central do Brasil (Foto Reprodução Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central acabou tomando uma decisão que afetou muitos brasileiros

O Banco Central deu a notícia que nenhum brasileiro queria ter que ler. Acontece que o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano.

O martelo batido divulgada depois de uma reunião ocorrida na última quarta-feira (03). A decisão se deu de forma unânime, o que acaba dificultando a vida dos brasileiros que possuem dívidas a serem pagas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O ambiente externo se mantém adverso. Os episódios envolvendo bancos no exterior têm elevado a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento.”, diz o comunicado do Banco Central.

“Em paralelo, os bancos centrais das principais economias seguem determinados em promover a convergência das taxas de inflação para suas metas, em um ambiente em que a inflação se mostra resiliente”, completa a nota.

No mesmo comunicado, a instituição destaca que a inflação está acima do esperado para o próximo ano. “A inflação ao consumidor, assim como suas diversas medidas de inflação subjacente, segue acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.”, diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se marginalmente e encontram-se em torno de 6,1% e 4,2%, respectivamente”, relata o Banco Central.

É importante ressaltar que, a taxa segue no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a sexta vez seguida que a companhia não mexeu na taxa, que permanece nesse nível desde agosto de 2022.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, em um ciclo que iniciou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central toma decisão amarga para brasileiros endividados – Foto: Reprodução/Internet

O que é a TAXA SELIC?

A Selic, ou Taxa Selic, é a taxa básica de juros da economia. A cada 45 dias, ela vira notícia em todo o Brasil – seja por ter aumentado, diminuído ou se mantido estável após a reunião do Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central. Em março de 2023, por exemplo, a Selic se manteve em 13,75% ao ano.

Juros seguem altos – Foto: Reprodução/Internet

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile