ALERTAS!

Adeus da poupança e conta-corrente: Comunicado do Banco Central traz 2 alertas urgentes para BLOQUEIO total

20/08/2024 às 12h55

Por: Giovana Misson
Celular com bloqueio, Banco Central e homem assustado (Fotos: Reproduções /Canva/ Jorge William / Agência O Globo)
Celular com bloqueio, Banco Central e homem assustado (Fotos: Reproduções /Canva/ Jorge William / Agência O Globo)

Banco Central emite comunicado, através de portal seu oficial, com dois alertas sobre contas bloqueadas e correntistas devem ficar atentos

O Banco Central é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país através da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro. Visando trazer informação a população, a instituição cravou 2 alertas aos correntistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 20, iremos mostrar um comunicado do BC, com dois alertas sobre o bloqueio total, que pode ocasionar o adeus as contas poupanças e até mesmo na conta-corrente de forma temporária ou não.

Por meio de seus portais oficiais, como o Instagram e site oficial, a instituição financeira costuma responder os principais questionamentos dos brasileiros. Dessa vez, o assunto ocorreu por conta do bloqueio de contas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 28 de junho deste ano, através do FAQ do site oficia, o Banco Central mostrou algumas formas que podem levar o bloqueio da conta, seja de qualquer instituição financeira.

De acordo com informações do portal oficial, o bloqueio de contas pode ocorrer por duas maneiras: ordem judicial ou por motivos administrativos, ou seja, não judiciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por ordem judicial

O bloqueio judicial da conta bancária é um risco aos brasileiros que possuem dívidas acumuladas, de acordo com informações do portal Serasa.

Esse fato pode ocorrer por meio da decisão de um juiz e a movimentação do dinheiro no banco pode ser congelada enquanto a dívida não for paga.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, esse procedimento não ocorre de uma hora para outra. Até que o bloqueio aconteça, o devedor tem a oportunidade de se defender judicialmente.

As dívidas que podem ocasionar o bloqueio da conta através de um processo na Justiça são:

  • Dívidas com bancos: relativas a atrasos em empréstimos, financiamentos ou faturas de cartão de crédito.
  • Pensão alimentícia: o juiz pode bloquear conta para garantir as parcelas em pagamento.
  • Execuções fiscais: pendências com a Receita Federal.
  • Dívidas judiciais – relativas a condenações e multas em processos judiciais.

Motivos administrativos:

O bloquei por conta de motivos administrativos pode ocorrer em duas situação. São elas:

  • Suspeita de movimentação indevida (procedimentos de segurança) ou falta de atualização de cadastro;
  • Previamente ao encerramento da conta unilateralmente pelo banco.

Além disso, o Banco Central ressalta que não possuí o poder para bloquear ou desbloquear contas ou valores diretamente.

Nesses casos, é recomendável ao titular ou representante legal da conta entre em contato diretamente com seu banco para buscar as informações e orientações necessárias.

COMO CONSULTAR SE TENHO DINHEIRO NO BANCO CENTRAL?

E por falar no Banco Central e até mesmo em dinheiro extra, poucos sabem, mas inúmeros brasileiros possuem dinheiro esquecido em bancos.

Desse modo, a instituição financeira criou uma plataforma para que os brasileiros consultem a modalidade. Para isso, basta acessar o site dos Valores a Receber (valoresareceber.bcb.gov.br).

Banco Central
bloqueio de conta

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.