Banco Central confirma que esses 2 tipos de cédulas do Real precisam ser devolvidas imediatamente e confirma substitutas nos bancos
O Banco Central do Brasil é responsável por regular as instituições financeiras que operam por aqui e também a distribuição de cédulas. Vez ou outra, o banco imprime cédulas novas para substituir velhas.
Afinal, com o passar dos anos, há algumas cédulas ficam desgastadas e muitas vezes, os comerciantes nem querem aceitar. Aliás, muitas pessoas usam pix para evitar cédulas velhas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa maneira, o próprio Banco Central costuma fazer a atualização para sempre ter notas novas girando. Além disso, a própria instituição também auxilia quando as pessoas querem trocar.
O time de especialistas em finanças do TV Foco, a partir de informações coletadas do site oficial do Banco Central, expõe agora os tipos de cédulas que é necessário devolver.
ATENÇÃO A CÉDULAS VELHAS
- Há dois tipos que os bancos são obrigados a trocar;
- Qualquer banco pega essas notas e enviam ao BC;
- É um direito seu trocar notas velhas;
- Veja quais são os tipos.
ALERTA DO BANCO CENTRAL
Primeiramente, o próprio Banco Central destaca quais as cédulas devem ser retiradas de circulação e ainda fazem questão de citas exemplos mais comuns:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$2B: Banco Central baixa veredito sobre venda histórica de banco gigante a rival nº1 no Brasil em 2025
● Bradesco, Caixa e+: Banco Central decreta 5 dias PROIBIDOS de ir em agências dos bancos em 2025
● Haddad ciente: Banco Central libera R$500 em 3 passos para salvar lista de CPFs com nova forma de pagamento
“Devem ser retiradas de circulação as cédulas manchadas, sujas, desfiguradas, gastas ou fragmentadas; com marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a elas estranhos; com cortes ou rasgos em suas bordas ou interior; queimadas ou danificadas por ação de líquidos, agentes químicos ou explosivos etc”.
OS 2 PRINCIPAIS TIPOS
Entre as cédulas inadequadas a circulação, temos aquelas desgastadas pelo uso. Dessa maneira, os bancos devem, ao recebê-las, encaminhá-las ao BC para destruição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Podemos destacar cédulas desgastadas pelo uso excessivo do tipo puída e aquelas marca por dobras. Abaixo temos um exemplo de como elas são. Esses 2 tipos, estão na lista de devoluções imediatas.
CONCLUSÕES FINAIS
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Há 2 tipos de cédulas que o Banco Central autoriza a devolução. E você, como portador delas, pode recorrer a um banco para fazer a troca. É dever das instituições receber e então encaminhar ao Banco Central.
QUAIS OUTROS TIPOS TAMBÉM TENDEM A LIDAR COM DEVOLUÇÃO?
Por exemplo, cédulas marcadas com canetas, que tenham algum desenho. Era comum pessoas fazerem até frases nas cédulas para marcar. Então, o BC também autoriza a devolução delas.