CRISE?

Comunicado emergencial do Banco Central traz bomba da poupança e alerta de limpa nas contas em substituto

27/08/2024 às 0h57

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Banco Central confirmou que houve mudança nos investimentos (Foto: Divulgação)

Conta poupança continua sendo o meio de investimento mais acessível entre os brasileiros, mas a dinâmica tem sido ignorada pelos cidadãos mais jovens

Uma pesquisa da Anbima revelou que 8 em cada 10 brasileiros têm uma conta poupança aberta no país. Por causa da facilidade, há longos anos, a modalidade segue como a principal forma de investimento para a população comum.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, segundo o atual economista do Banco Central, Gabriel Galípolo os mais jovens têm preferido outros meios para aplicar o próprio dinheiro, como criptomoedas e bets de apostas esportivas. Esse, claro, se tornou um tema importante para a instituição.

Banco Central, Poupança
Segundo um dos representantes do Banco Central, os jovens têm descartado a conta poupança como meio de investimento e adotado outras plataformas (Foto: Divulgação)

De acordo com o Uol Economia, o Banco Central elevou as taxas de juros nos últimos anos, na intenção de controlar a inflação. No entanto, ainda não fez efeito e esse pode ser um dos motivos para que os jovens busquem formas mais atrativas e dinâmicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em entrevista, Gabriel Galípolo ressaltou que o tema, apesar de ainda não ser considerado um problema, exige análise e pode ser a causa de não haver aumento na poupança nos momentos em que houve crescimento da renda dos brasileiros. Agora, o Banco Central tem tentado encontrar meios de abordar a discussão dos criptoativos.

Isso porque, ainda que envolva seus riscos, os meios virtuais e interativos têm assumido a cena da nova geração. “Pode ser de uma maneira mais simples para as pessoas terem acesso a uma conta em dólares, por exemplo, ou pode ter um motivo para a especulação, já que isso não está muito claro para as autoridades monetárias ao redor do mundo”, explicou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na conversa, ele citou também a facilidade das transferências. “Conseguimos produzir um dos casos mais exitosos de infraestrutura pública digital que é o sistema de pagamento instantâneo que é o Pix. Com uma velocidade de adesão inacreditável, presente na vida das pessoas. […] Esse é o nível de dependência que se chegou a partir disso com a qualidade do serviço que foi prestado”, destacou.

PIX, Banco Central
220 milhões de transferências por Pix são feitas diariamente, segundo o Banco Central (Foto: Divulgação)

Qual a função do Banco Central?

Essa instituição faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Banco Central
Destaque

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.