Conta poupança continua sendo o meio de investimento mais acessível entre os brasileiros, mas a dinâmica tem sido ignorada pelos cidadãos mais jovens
Uma pesquisa da Anbima revelou que 8 em cada 10 brasileiros têm uma conta poupança aberta no país. Por causa da facilidade, há longos anos, a modalidade segue como a principal forma de investimento para a população comum.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, segundo o atual economista do Banco Central, Gabriel Galípolo os mais jovens têm preferido outros meios para aplicar o próprio dinheiro, como criptomoedas e bets de apostas esportivas. Esse, claro, se tornou um tema importante para a instituição.
De acordo com o Uol Economia, o Banco Central elevou as taxas de juros nos últimos anos, na intenção de controlar a inflação. No entanto, ainda não fez efeito e esse pode ser um dos motivos para que os jovens busquem formas mais atrativas e dinâmicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista, Gabriel Galípolo ressaltou que o tema, apesar de ainda não ser considerado um problema, exige análise e pode ser a causa de não haver aumento na poupança nos momentos em que houve crescimento da renda dos brasileiros. Agora, o Banco Central tem tentado encontrar meios de abordar a discussão dos criptoativos.
Isso porque, ainda que envolva seus riscos, os meios virtuais e interativos têm assumido a cena da nova geração. “Pode ser de uma maneira mais simples para as pessoas terem acesso a uma conta em dólares, por exemplo, ou pode ter um motivo para a especulação, já que isso não está muito claro para as autoridades monetárias ao redor do mundo”, explicou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na conversa, ele citou também a facilidade das transferências. “Conseguimos produzir um dos casos mais exitosos de infraestrutura pública digital que é o sistema de pagamento instantâneo que é o Pix. Com uma velocidade de adesão inacreditável, presente na vida das pessoas. […] Esse é o nível de dependência que se chegou a partir disso com a qualidade do serviço que foi prestado”, destacou.
Qual a função do Banco Central?
Essa instituição faz parte do Conselho Monetário Nacional e tem como função administrar as funções bancárias no país. Apesar de exercer responsabilidades públicas e manter vínculo com o Ministério da Economia, eles mantêm as próprias decisões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE