EITA

Já pode se despedir do cartão de crédito: Banco Central traz bomba que atinge o bolso dos brasileiros

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central emite comunicado sobre cartão de crédito (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central surpreendeu ao soltar uma verdadeira bomba a respeito do cartão de crédito que atinge em cheio o bolso dos brasileiros. A novidade chocou todo mundo

O Banco Central é a instituição que desenvolve e protege a política monetária do Brasil, visando à segurança da economia. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma bomba da entidade que atinge em cheio o bolso de quem usa o cartão de crédito. Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que o cartão de crédito costuma ser um divisor de águas na vida de milhões de pessoas.

Enquanto para alguns a ferramenta é vista como um aliado no parcelamento de contas, para outras famílias é sinônimo de endividamento. Segundo informações da Folha de S. Paulo, a taxa média de juros cobrada pelos bancos de pessoas físicas no rotativo do cartão de crédito foi a 432,3% ao ano em julho e atingiu o maior patamar de 2024, segundo dados divulgados pelo Banco Central.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Teve um aumento de 3,6 pontos percentuais na variação mensal e uma alta de 8,9 pontos percentuais no trimestre. Desde o dia 3 de janeiro, está em vigor a norma que estabelece que a dívida de quem atrasa o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode mais superar o dobro do montante original. Isso significa que a taxa de juros é limitada a um teto de 100% do valor da dívida contraída.

Vale lembrar que a nova regulamentação foi definida em dezembro do ano passado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), colegiado formado pelos ministros Fernando Haddad e Simone Tebet, além do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O rotativo é a linha de crédito mais cara do mercado, recomendada por especialistas apenas em casos emergenciais.

Ele é acionado quando o cliente não paga o valor integral da fatura na data de vencimento. A taxa divulgada pelo BC é anualizada. Uma taxa média de 432,3% ao ano é equivalente a um juro mensal médio de 14,95%. Em julho, a inadimplência no rotativo do cartão de crédito subiu 1,4 ponto percentual na comparação mensal, a 55,9% –mais da metade do volume das operações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual o maior banco do mundo?

Segundo informações do portal do Mobills, o ICBC (Banco Industrial e Comercial da China) se tornou o maior banco do mundo em ativos financeiros. Ainda que existam bancos que possuam mais clientes ao redor do mundo, o ICBC supera os seus concorrentes quando o assunto são ativos.

Atualmente, o ICBC conta com mais de 567 milhões de clientes PF e mais de 6 milhões de clientes corporativos. Além disso, o mesmo já está presente em mais de 46 países e possui o patrimônio de 239.5 bilhões de dólares.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile