Banco Central toma decisão importante envolvendo o real, confirma fim de cédulas populares e brasileiros devem ficar atentos a mudança
Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e praticidade, os brasileiros optaram por utilizar o Pix ou cartões para realizarem seus pagamentos. Mas, mesmo com as novas modalidades, muitos ainda utilizam o real em papel e devem ficar atentos a uma decisão do Banco Central.
Nesta terça-feira, 27, iremos mostrar a nova lei do Banco Central, que está em vigor, e traz o fim de cédulas populares após 30 anos. A decisão ocorreu no dia 27 de julho deste ano e foi confirmada pelo Jornal Nacional, da Globo.
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O Banco Central é a instituição responsável por garantir a estabilidade econômica do país através da manutenção do poder de compra da moeda e da regulação do sistema financeiro.
Visando o melhor para a população, a instituição financeira optou por tirar de circulação as cédulas da primeira família do real, lançadas há 30 anos.
No entanto, os brasileiros não precisam entrar em pânico para trocar as cédulas, uma vez que serão substituídas quando forem chegando aos bancos, segundo informações do Jornal Nacional.
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O Banco Central anunciou que a nota de R$ 1 vai sair de circulação de vez, junto com as outras da primeira família do real, que são notas maiores e mais antigas.
As cédulas foram lançadas em 1994, junto com o Plano Real, durante o governo Itamar Franco. São as de R$ 1, R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100.
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COMO FICARÁ
De acordo com a instituição financeira, as cédulas desgastadas geram dificuldades logísticas e também dificultam o reconhecimento de elementos de segurança.
A instituição financeira ainda ressaltou que os brasileiros continuarão a ter as cédulas do real normalmente, mas, a partir de agora, apenas as criadas em 2010.
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Por fim, as cédulas criadas a partir de 2010 são as notas da segunda família, que são em tamanho menor e com os mesmos valores, além da nota de R$ 200.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
E por falar no Banco Central, é comum que alguns correntistas tenham dúvidas de como entrar em contato com a instituição, seja para tirar alguma dúvida ou fazer uma reclamação.
De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.