A Instituição financeira realizou um alerta através das redes sociais sobre golpe do boleto, para deixar os clientes atentos à essa situação
Compras online se tornaram uma prática comum, mas há um perigo silencioso rondando os pagamentos. O golpe do boleto falso tem se tornado uma ameaça cada vez mais presente, por esse motivo, o Banco do Brasil fez um alerta à seus clientes.
O objetivo do vídeo divulgado na conta oficial do Instagram da instituição financeira é para que as pessoas tomem precauções extras ao realizar pagamentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma das recomendações é para que a pessoa verifique minuciosamente todos os dados contidos no boleto e, caso algo pareça suspeito, entre em contato com seu banco imediatamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagine a situação de realizar uma compra online, receber a nota fiscal e, ao tentar efetuar o pagamento, descobrir que o boleto é falso.
Esse é o cenário do golpe do boleto falso, um crime que tem se tornado cada vez mais sofisticado. Os criminosos podem falsificar não apenas o boleto em si, mas também o remetente da empresa, o layout de e-mails e até mesmo sites inteiros que oferecem downloads de boletos falsificados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Detran ciente: Nova lei de trânsito em vigor crava 2 alertas sobre a CNH aos motoristas 50+ no Brasil
● Adeus R$ 1.412: Benefício extra do INSS chega em janeiro com valor acima do esperado aos 65+
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
Mas como os golpistas conseguem isso?
Tudo começa com a instalação de um software malicioso no computador do usuário, muitas vezes proveniente de máquinas de empresas que emitem boletos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse vírus altera o valor do boleto, a conta de destino do dinheiro e até mesmo o código de barras, tornando a leitura automática impossível, obrigando o usuário a inserir manualmente os números.
O resultado é que, em vez de pagar sua dívida, você acaba transferindo dinheiro para os golpistas e, pior ainda, não recebe o produto que comprou, enquanto a empresa não recebe o pagamento devido.
Como evitar essa situação?
Para se proteger, é essencial ficar atento a alguns sinais de alerta:
- Verifique se o site começa com “HTTPS” e se há um cadeado indicando segurança.
- Cuidado com boletos enviados por e-mail, WhatsApp, SMS ou redes sociais, pois eles podem ser fraudulentos.
- Certifique-se de que os primeiros números do código de barras correspondem ao código do banco emissor (por exemplo, o Banco do Brasil tem o código 001).
- Sempre verifique as informações de pagamento antes de confirmar o pagamento.
Em caso de dúvida, entre em contato com o seu banco, como o Banco do Brasil, para confirmar a autenticidade do boleto. A vigilância é essencial para evitar cair nas armadilhas dos golpistas.
Quais são os contatos do Banco do Brasil?
Para falar com o Banco do Brasil por telefone basta ligar para 4004 0001 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (Demais localidades), mas é possível falar através do chat online do site oficial do banco.