Clientes ficam na dúvida entre Banco do Brasil e Caixa Econômica federal na hora de abrir uma conta
Muitos não sabem, mas tanto o Banco do Brasil como a Caixa Econômica Federal são bancos públicos no país. O que isso significa? Isso quer dizer que, ambas as instituições financeiras são administradas pelo estado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, muitos correntistas preferem ter conta em bancos públicos devido ao melhor custo benefício e taxas baixas. Mas qual dos dois é o melhor para se ter uma conta?
Primeiramente é bom frisar que existem inúmeros fatores que devem ser avaliados na hora de escolher um banco público ou privado, sendo assim, você precisa avaliar as vantagens e desvantagens de ambos para determinar qual dos dois atenderia melhor as suas expectativas e necessidades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bônus e Ônus …
Existem muitas vantagens compartilhadas tanto pelo Banco do Brasil como pela Caixa. Como mencionamos, ambos são bancos federais, ou seja, administrados pelo Governo.
As taxas de juros dos dois bancos são as menores do mercado brasileiro, ou seja, se você pretende fazer um empréstimo ou fazer uso de cartões de crédito pagando menos, eles são o caminho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra vantagem compartilhada pelos dois bancos é que é mais difícil um banco público falir do que um banco privado. Então, é menos arriscado abrir uma conta em um desses dois bancos.
O atendimento nos dois bancos é bem parecido, com a vantagem de serem dois gigantes do setor. Isso assegura uma agência ou um caixa eletrônico sempre que precisar. São milhares espalhadas pelo Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois bancos também possuem excelentes aplicativos mobile e internet banking de qualidade, que estão sempre em bom funcionamento. Isso evita que você enfrente filas nas agências, pois muitas coisas podem ser resolvidas em casa mesmo.
Obviamente, seguindo pela lógica, ambos oferecem pacotes de serviços bem mais em conta do que as demais agências, oferecendo o melhor custo benefício para clientes
Mas nem tudo são flores, existem uma série de desvantagens apresentadas entre os dois igualmente; O limite de crédito reduzido é uma delas.
Se você não tem controle dos seus gastos isso pode ser até bom, mas se for o contrário e precisar de uma linha de empréstimo maior, esse fato pode lhe frustrar bastante.
Isso sem contar na burocracia, visto que as exigências para abrir uma conta, solicitar um empréstimo ou um cartão de crédito são bem maiores do que nos bancos privados.
Outra desvantagem são as filas enormes que se formam nos bancos públicos. Como são de preferência da maioria dos correntistas e, além disso, prestam diversos outros serviços aos cidadãos, eles ficam sempre cheios.
Mas vamos ao que interessa? Segundo o portal I Dinheiro, apesar de iguais em muitos aspectos, cada um possuí características únicas que podem, ou não, atender melhor o que se procura na hora de abrir uma conta.
Banco do Brasil
As taxas de juros dos empréstimos pessoais e financiamentos de veículos do Banco do Brasil são bem menores que as da CAIXA, além de oferecer limites maiores.
Essa vantagem se estende também aos cartões de crédito, considerados os melhores do país.
Para os empresários, o Banco do Brasil também é mais vantajoso que a Caixa pois tem melhores condições e serviços financeiros a preços mais justos.
A desvantagem é que o Banco do Brasil quase sempre fica mais cheio que as agências da Caixa e o atendimento muitas vezes deixa a desejar, principalmente quando o cliente tem dúvidas.
Caixa Econômica Federal
Agora, se você deseja adquirir um imóvel, a Caixa é o banco mais indicado, visto que, a instituição oferece as menores taxas do mercado e muitas facilidades para adquirir a casa própria.
A Caixa é também é muito reconhecida pela Caderneta de Poupança, mas esta segue as mesmas regras em todas as instituições.
Qual dos bancos é o melhor então?
Levando em consideração que cada um carrega consigo particularidades e necessidades únicas, fica muito complicado avaliar exatamente qual dos dois é o melhor.
Fora que ambos possuem vantagens em cima dos bancos privados entre outros benefícios já mencionados. Sendo assim, a melhor forma de se encaixar em um dos dois é abrir uma conta em cada para aproveitar as vantagens de cada um.
Caso isso não seja possível, avalie os pontos positivos e negativos de cada um deles, avalie de acordo com o que realmente precisa e faça a melhor escolha!