Alerta!
Banco do Brasil emite alerta hoje (30) e apela para que os correntistas não façam isso de forma alguma
30/08/2023 às 11h21
Banco do Brasil emite alerta aos correntistas nesta quarta-feira (30)
A instituição financeira do Banco do Brasil acaba de emitir um alerta nesta quarta-feira (30) e informa os riscos que os correntistas podem correr caso não saibam como se proteger de certos golpes que estão frequentemente circulando pela mídia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com o Blog BB, os golpes recentes estão bem construídos, onde os criminosos já estão munidos de informações pessoais, como nome completo e até dados de documento de identificação, obtidos por Phishing ou mesmo por informações disponíveis nas redes sociais.
Desse modo, o banco emitiu um alerta para falar sobre o golpe do “falso motoboy”. Uma abordagem feita pelo telefone, onde o golpista se passa por um funcionário de uma instituição financeira, com gravações e menus similares ao original, solicita a confirmação de movimentações suspeitas na conta corrente ou no cartão de crédito e faz com que a vítima acredite que foi clonado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O falso funcionário então, solicita que o cartão seja cortado ao meio e informa que será necessário entregá-lo para análise a um motoboy que irá até a residência. Pode ser solicitado também, dados pessoais e a digitação de senha.
Diante disso, a instituição financeira informa que mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer pagamentos, transferências e compras, e mesmo sem a senha, somente com os dados do cartão, realizar compras pela internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o BB confirma que os bancos não solicitam o cartão de volta, nem mesmo quando vencidos ou inutilizados, e não mandam motoboy até a casa do cliente para buscá-lo. Caso isso ocorrer ou receber esse tipo de ligação ou visita, o cliente não deverá entregar o seu cartão, nem mesmo se tiver cortado.
Como prevenir cair em golpes como esse?
Nesse caso, ao receber uma ligação, mensagem no WhatsApp ou redes sociais, SMS ou e-mail contendo link, não forneça, digite ou envie suas senhas, dados do cartão, códigos de liberação ou imagens do QR Code.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Envenenamento e risco: Macarrão n°1 é banido dos mercados e alerta é dado às pressas em país
● CLTs em êxtase: Lei trabalhista em vigor crava folga de 180 dias sem desconto em 2025
● Já pode comemorar: Grande VITÓRIA do Bolsa Família garante 12 presentões a beneficiários em 2025
Outra dica do banco é acompanhar bem de perto as movimentações que acontecem na sua conta. O Banco do Brasil disponibiliza para seus clientes o serviço de mensagens por SMS ou notificações por Push, e, assim, te avisa sobre cada movimentação.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.