Banco do Brasil emite alerta aos correntistas nesta quarta-feira (30)
A instituição financeira do Banco do Brasil acaba de emitir um alerta nesta quarta-feira (30) e informa os riscos que os correntistas podem correr caso não saibam como se proteger de certos golpes que estão frequentemente circulando pela mídia.
Portanto, de acordo com o Blog BB, os golpes recentes estão bem construídos, onde os criminosos já estão munidos de informações pessoais, como nome completo e até dados de documento de identificação, obtidos por Phishing ou mesmo por informações disponíveis nas redes sociais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, o banco emitiu um alerta para falar sobre o golpe do “falso motoboy”. Uma abordagem feita pelo telefone, onde o golpista se passa por um funcionário de uma instituição financeira, com gravações e menus similares ao original, solicita a confirmação de movimentações suspeitas na conta corrente ou no cartão de crédito e faz com que a vítima acredite que foi clonado.
O falso funcionário então, solicita que o cartão seja cortado ao meio e informa que será necessário entregá-lo para análise a um motoboy que irá até a residência. Pode ser solicitado também, dados pessoais e a digitação de senha.
Diante disso, a instituição financeira informa que mesmo com o cartão cortado, o chip está intacto e os fraudadores podem utilizá-lo para fazer pagamentos, transferências e compras, e mesmo sem a senha, somente com os dados do cartão, realizar compras pela internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o BB confirma que os bancos não solicitam o cartão de volta, nem mesmo quando vencidos ou inutilizados, e não mandam motoboy até a casa do cliente para buscá-lo. Caso isso ocorrer ou receber esse tipo de ligação ou visita, o cliente não deverá entregar o seu cartão, nem mesmo se tiver cortado.
Como prevenir cair em golpes como esse?
Nesse caso, ao receber uma ligação, mensagem no WhatsApp ou redes sociais, SMS ou e-mail contendo link, não forneça, digite ou envie suas senhas, dados do cartão, códigos de liberação ou imagens do QR Code.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas na Caixa: Comunicado do Serasa traz grande vitória a brasileiros em apenas 4 passos simples
● Atenção hoje (24/12): Banco Central emite comunicado sobre cobrança de taxa no PIX e crava 2 alertas severos
● Anúncio do Banco Central crava dias contados de serviço crucial do Nubank, Itaú e mais com substituto
Outra dica do banco é acompanhar bem de perto as movimentações que acontecem na sua conta. O Banco do Brasil disponibiliza para seus clientes o serviço de mensagens por SMS ou notificações por Push, e, assim, te avisa sobre cada movimentação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE