O Banco do Brasil emitiu um comunicado URGENTE aos clientes expondo o que acontecerá e aterrorizou milhares de usuários; veja os detalhes
O Banco do Brasil é uma das principais instituições financeiras do Brasil e não há dúvidas disso. Atualmente, são milhões de clientes em busca de serviços práticos e simples de serem realizados ofertados pela companhia financeira.
Mas, justamente por conta da popularidade, a empresa acaba sendo alvo de criminosos que chegam com muita maestria para aplicar golpes e roubar informações pessoais. Assim, o BB criou uma página informativa a respeito de como os golpes funcionam e como evitá-los. Conhecer os métodos garante uma maior segurança.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como os golpes são aplicados
Segundo o portal ‘Monitor do Mercado’, a grande maioria das vezes, os golpes iniciam com uma ligação telefônica. O golpista, aliás, fingindo ser um funcionário de uma instituição financeira, informa a vítima a respeito de uma suposta atividade suspeita ou a necessidade de atualização de segurança.
Assim, fazendo o uso de técnicas de persuasão, ele consegue fazer a vítima instalar softwares de acesso remoto sob o pretexto de resolver o problema. Após o software instalado, os criminosos ganham controle total do dispositivo e conseguem acessar informações confidenciais e realizar transações financeiras, sem transparecer nada para a vítima.
Sinais de alerta
Aliás, os principais sinais de alerta são chamadas inesperadas, pedidos de instalação de software, pedidos de urgência, links suspeitos e pedidos de informações bancárias. Caso você suspeite de um golpe, desligue a ligação o mais rápido possível.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, é válido dizer que existem estratégias de seguranças que são cruciais para se proteger contra os golpes. A seguir, confira algumas delas:
- Senhas Fortes e Autenticação de Dois Fatores;
- Proteja seus Dispositivos;
- Seja Cauteloso nas Redes Sociais;
- Proteja seus Dados Financeiros;
- Educação e Conscientização.
Conclusões finais
Em suma, nota-se que a tecnologia tem proporcionado muitas facilidades, sendo uma delas o acesso remoto que permite solucionar problemas em computadores à distância. Mas, essa mesma ‘comodidade ‘solução’ acaba sendo uma ferramenta de criminosos para golpes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Comunicado do Banco do Brasil sobre a conta-poupança traz 4 alertas importantes a clientes
● Nada de esperar o dia 20/12: Banco do Brasil garante antecipação do 13º salário em 5 passos online
● Atenção hoje (04/12): Banco do Brasil emite comunicado pra quem tem conta poupança e crava 5 alertas severos
Pensando nisso, para não cair em golpes do Banco do Brasil e outras instituições, é essencial buscar se proteger ao máximo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fui vítima de um golpe, o que fazer?
Em síntese, se acreditar que já foi vítima de um golpe com software de acesso remoto, é recomendado seguir os passos a seguir:
- Denuncie: Informe a polícia e seu banco sobre o ocorrido;
- Verifique seus dispositivos: Peça a um especialista em TI para analisar seu computador ou smartphone à procura de softwares maliciosos;
- Monitore suas contas: Acompanhe regularmente suas contas bancárias e transações para identificar qualquer atividade suspeita.