VOLTA!
Banco falido, renasce das cinzas do Brasil, deixa clientes eufóricos, após anos e vai pra cima dos rivais
01/09/2023 às 12h28
Banco retornou para o Brasil em 2019 e tacou o terror em rivais
Em 2019, os brasileiros foram pegos de surpresa com a notícia sobre a volta de um banco amado por muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, em meados dos anos 2017, a instituição financeira deixou o país após uma crise.
Estamos falando do HSBC. O banco britânico decidiu reconstruir suas operações no Brasil dois anos e meio após a conclusão da venda da subsidiária local para o Bradesco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a instituição financeira voltou para o país com o foco no segmento de atacado.
Desse modo, o objetivo do banco é focar em empréstimos, tesouraria, comércio exterior e serviços para multinacionais e grandes empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, Alexandre Guião, presidente do HBSC, refletiu sobre a volta da instituição financeira no país durante uma entrevista no escritório de São Paulo.
“A gente esperava que o processo de aprovação das reformas fosse um pouco mais rápido, que a economia estaria em um patamar diferente neste momento, mas nós ainda acreditamos que a aprovação virá neste ano e que o crescimento vai decolar” disse Alexandre Guião.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Pombas e baratas: A interdição da Anvisa contra restaurante n°1 por flagra de nojeira em 2024
● Fim do saque-aniversário do FGTS tem alerta confirmado hoje (14/11) e brasileiros precisam correr
● Lula ciente: Liberação de benefício do Bolsa Família aos CLTs é anunciada para salvar trabalhadores
MAIS SOBRE O ASSUNTO
De acordo com Guião, a estratégia do HSBC é se tornar “relevante” de novo como banco corporativo e de investimentos no Brasil.
Os empréstimos em moeda começaram no segundo semestre após a volta do banco. Além disso, a empresa também se preparava para fazer empréstimos pelos estados brasileiros, de acordo com o UOL.
Atualmente, a instituição financeira possuí uma grande equipe para dar suporte às grandes corporações locais, empresas multinacionais e investidores institucionais estrangeiros.
Além disso, o HSBC possuí suporte no setor corporativo e agronegócios, recursos naturais, instituições financeiras, setor público e multinacionais.
QUANDO O BANCO SAIU DO BRASIL?
Em meados de 2017, o HSBC vendeu sua unidade para o Bradesco por US$ 5,2 bilhões, de acordo com o UOL.
Porém, a instituição financeira manteve uma pequena subsidiária de banco de investimento no país com cerca de 45 pessoas.
A unidade fazia apenas transações no exterior, dois anos e meio, eles voltaram para o país.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]