Outra grande instituição financeira foi a falência
Não é novidade para ninguém que a economia em todo o mundo vem passando por uma situação delicada. Até mesmo as instituições financeiras estão sofrendo com essa situação e dessa vez, por exemplo, mais um famoso banco acabou fechando as portas, deixando seus clientes na mão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando do First Republic Bank. Acontece que os Estados Unidos passa por uma crise no sistema financeiro e vem causando uma grande instabilidade. Desta vez, os órgãos reguladores americanos interviram e fecharam o banco. Mas, JP Morgan anunciou hoje, 1 de maio, que comprou parte dos ativos da instituição quebrada.
O First Republic Bank é um banco regional dos Estados Unidos que atende principalmente clientes ricos e que atuam nas áreas de tecnologia e finanças. De acordo com o Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI), em 13 de abril, o banco tinha US$ 229,1 bilhões em ativos e US$ 103,9 bilhões em depósitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os clientes com dinheiro no banco passam a ser clientes do JP Morgan. Na semana passada, o banco viu o valor de suas ações caírem mais de 75%. No final do pregão de sexta-feira, 28 de abril, o First Republic Bank valia apenas US$ 650 milhões. Antes da crise do sistema financeiro, seu valor de mercado era de cerca de US$ 20 bilhões.
Qual outro banco foi a falência?
O Silicon Valley Bank (SVB), a maior instituição financeira dos Estados Unidos. O banco foi a falência e desde então vários especialistas e investidores tentam entender todas as implicações do fato para os mercados. O medo é que a situação ocorra com outras instituições financeiras.
Diante dessa situação, o Banco Central dos Estados Unidos se movimenta para acalmar os ânimos. Dezena de bancos norte-americanos se comprometeram com uma vaquinha de US$ 30 bilhões para evitar que outro player, o First Republic Bank, tenha o mesmo destino do SVB. Mesmo com essa mobilização, o medo continua.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE