Banco Itaú vai deixar país e faz negócio com outro banco
Seguindo o mesmo modelo de outras instituições financeiras, o Banco Itaú também se encaminha para sair da Argentina e para isso, pretende vender suas ações para um mega banco local.
O banco começou na terra dos hermanos em 1979 e lá naquela época, eles já tinham um plano ambicioso. A ideia era o mercado. Mas, os planos não foram para frente, afinal, 30 anos depois, o Itaú é apenas o 16.º banco na Argentina e acaba que não tem tanta relevância assim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em conversa com a RFI, o consultor em investimentos em desinvestimentos Marcelo Elizondo, comentou sobre essa iniciativa do Itaú.
“O Itaú terminou como um banco bem menor do que aspirava, assim como a economia argentina terminou bem menor do que aquela a qual aspirava há 30 anos. Na verdade, uma realidade está associada à outra. À medida que a Argentina perdia participação na economia internacional (representa hoje 0,5% da economia mundial), o Itaú diminuía a sua pretensão”, explicou ele.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUEM VAI COMPRAR AS AÇÕES?
O Banco Itaú está negociando com o banco Macro e a ideia é que logo eles consigam fechar negócio. O plano é fechar o quanto antes e assim, investir em novas possibilidades.
DE ONDE VEM ESSE PAGAMENTO DO ITAÚ?
O Banco Itaú pegou seus clientes de surpresa ao informar um novo pagamento para metade desse ano e se você tem ações na Bolsa de Valores do banco, essa notícia é para você, e se você tem interesse em ações, também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como se sabe, o Itaú é um dos maiores bancos do país e eles têm capital aberto, o que permite você ser um sócio dele através da Bolsa de Valores. Quanto mais ações você comprar, uma maior participação terá nos lucros.
Pois bem, na última quarta-feira, a instituição destacou o pagamento de Juros Sobre Capital Próprio (JCP) para os seus acionistas, no dia 25 de agosto. Então, eles destacaram que terá direito ao pagamento quem tiver ações no banco até o dia 19 de junho.