Banco Itaú vai deixar país e faz negócio com outro banco
Seguindo o mesmo modelo de outras instituições financeiras, o Banco Itaú também se encaminha para deixar um país, onde a economia não está agradando, e para isso, pretende vender suas ações para um mega banco local.
O país que o Itaú quer deixar para trás, se trata da Argentina. O banco começou na terra dos hermanos em 1979 e lá naquela época, eles já tinham um plano ambicioso. Em 1995, quando passou a atender pessoas físicas, o Itaú tinha o objetivo de liderar o mercado, tendo como plataforma o Banco del Buen Ayre, adquirido em 1998.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia era o mercado. Mas, os planos não foram para frente, afinal, 30 anos depois, o Itaú é apenas o 16.º banco na Argentina e acaba que não tem tanta relevância assim. Conforme informações do UOL, o banco então decidiu deixar o país.
Em conversa com a RFI (Rádio França Internacional), o consultor em investimentos e em desinvestimentos, Marcelo Elizondo, comentou sobre essa iniciativa do Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Itaú terminou como um banco bem menor do que aspirava, assim como a economia argentina terminou bem menor do que aquela a qual aspirava há 30 anos. Na verdade, uma realidade está associada à outra. À medida que a Argentina perdia participação na economia internacional (representa hoje 0,5% da economia mundial), o Itaú diminuía a sua pretensão”, explicou ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim das dívidas nas contas de água e de luz: Isenção é garantida a idosos 60+ em 2025 em apenas 3 passos
● Fora de mercados: Coca-Cola é terminantemente proibida em 3 países por motivos alarmantes
● Aposentadoria de R$8 mil, na casa dos 50 anos e +1: 3 vitórias armadas do INSS chegam no Governo Lula em 2025
O analista ainda esclareceu que a instituição se frustrou nos últimos anos. “Os ativos na Argentina desvalorizaram-se muito nesses 30 anos”, constata Elizondo. Esse encolhimento é uma pista do motivo pelo qual o banco quer sair do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUEM VAI COMPRAR AS AÇÕES?
Conforme divulgado pelo UOL, a instituição está negociando com o banco Macro e a ideia é que logo eles consigam fechar negócio. O plano é fechar quanto antes e assim, investir em novas possibilidades. Cabe lembrar, que no Brasil, o banco é um dos principais bancos e têm milhões de clientes.