R$ 665 MILHÕES
Encerramento de operações e venda milionária ao Itaú: O fim de banco gigante com milhões de correntistas
08/01/2024 às 20h56
O país já foi cenário de diversos bancos populares, mas alguns deles não resistiram às mudanças, caíram em falência ou foram privatizados
Vários bancos de nomes famosos estiveram em atividades no Brasil nos últimos 100 anos. Alguns deles continuam em atividades, como o Itaú, enquanto outros tiveram falência decretada ou se viram arrematados pela concorrência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, além da instituição já citada, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Nubank e o Bradesco são as principais companhias financeiras existentes no país. Mas, antes deles, outras empresas do ramo dominavam o mercado nacional.
Fundado na década de 50, o Banco do Estado de Goiás, por muito tempo, foi comandado pelo governo e atendia a maior parte da população do Centro-Oeste. Eles mantinham sedes nas principais cidades, como Goiânia, Anápolis, Ceres, Ipameri e Nerópolis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram cinco décadas de funcionamento, até sofrer uma grande mudança. Em 1999, houve uma nova política de desestatização e inúmeras instituições financeiras foram vendidas. Na época, uma ação do Banco Central fez com que o banco goiano fosse repassado.
Durante 2 anos, o grupo esteve envolvido em alguns trâmites, até que, finalmente, foi arrematado por uma empresa concorrente. Em 2001, a marca estatal foi comprada pelo Itaú por nada menos que R$ 665 milhões em um leilão que aconteceu no Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um ranking divulgado, o atual dono é o terceiro banco com o maior número de clientes no Brasil, ficando atrás apenas da Caixa Econômica Federal e do Bradesco, respectivamente. Somando a unificação com o Unibanco, já são mais de 100 anos de história.
Como abrir uma conta no Itaú?
Para virar cliente do banco e fazer a solicitação de cartões, é necessário levar os documentos de identificação e comprovante de residência a uma das agências mais próximas. Ao todo, são mais de 4,3 mil pontos de atendimento no Brasil e exterior.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]