O Banco Safra, um dos mais tradicionais bancos do país, efetuou uma demissão em massa e trabalhadores se queixam
O Banco Safra, um dos mais tradicionais e requintados bancos do país, de acordo com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, efetuou uma operação em massa, aonde demitiu 147 bancários, sendo a maioria do novo segmento da instituição, o Top Advisor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco justificou a ação com o fato de que algumas metas pré estabelecidas não foram cumpridas. Porém alguns trabalhadores se queixaram alegando que grande parte de tais metas eram praticamente inalcançáveis.
Segundo o diretor do Sindicato, Flávio Monteiro, que inclusive trabalha no banco Safra, que tem como foco clientes empreendedores, devido à elevada taxa de juros, consequência de uma economia parada, em 13,75% ao ano, a quantidade de pessoas abrindo estabelecimentos comerciais caiu absurdamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a queda. o Safra estabelece metas que dependem do capital produtivo, que está represado justamente devido à Selic alta. Então, quando os trabalhadores não batem essas metas, a demissão acaba sendo inevitável.
Negociações
Porém, o Sindicato obteve êxito ao procurar o Safra e conseguiu negociar e cessou as demissões em massa, já que o banco ainda pretendia cortar mais pessoas do quadro de funcionários.
A mesma coisa aconteceu com em outubro de 2022, quando o banco também realizou a demissão de 160 trabalhadores, a maioria da Top Advisor. Na ocasião, o Sindicato também interveio e conseguiu parar com esses cortes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda de acordo com Flávio Monteiro, ao fundar a Top Advisor, área comercial do banco, o Safra foi em busca de vendedores de produtos de luxo, que tinham um bom currículo em experiência na área, porém com zero experiência em assuntos bancários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, para atuar com produtos bancários, esses profissionais teriam que tirar as certificações da Anbima, e muitos não fizeram isso.
Dessa forma, foram sumariamente demitidos na época. Contudo, além do Sindicato conseguir impedir os desligamentos ainda conquistaram um prazo para que os trabalhadores tirassem o CPA-10 e o CPA-20 fosse prolongado.
Entretanto, o banco Safra voltou a demitir, só agora, as metas acabaram não sendo batidas pelos juros altos e não pela falta de competência.
Quando foi fundado o Banco Safra?
Um dos bancos mais tradicionais do país, o Banco Safra começou a operar em meados de 1800, como casa bancária, fazendo câmbio entre moedas de diferentes países da Ásia, Europa e África.
Atualmente ele atua como banco múltiplo provendo uma ampla linha de produtos e serviços financeiros, e diferencia-se no mercado brasileiro pela experiência e proximidade da família Safra junto aos negócios.
O foco desse banco é nos indivíduos de alto patrimônio e grandes empresas e corporações. Ele é um banco privado brasileiro, e é considerada a quinta maior instituição financeira privada do país, em termos de total de ativos.