Banco foi a falência
Nas últimas semanas, uma notícia preocupante a respeito de uma das maiores instituições financeiras do mundo causou uma enorme preocupação. Um importante banco declarou falência e acabou espalhando caos e medo nos clientes e em várias outras empresas do segmento.
Para quem não sabe, estamos falando do Silicon Valley Bank (SVB), a maior instituição financeira dos Estados Unidos. O banco foi a falência e desde então vários especialistas e investidores tentam entender todas as implicações do fato para os mercados. O medo é que a situação ocorra com outras instituições financeiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante dessa situação, o Banco Central dos Estados Unidos se movimenta para acalmar os ânimos. Dezena de bancos norte-americanos se comprometeram com uma vaquinha de US$ 30 bilhões para evitar que outro player, o First Republic Bank, tenha o mesmo destino do SVB. Mesmo com essa mobilização, o medo continua.
Um estudo feito pela Social Science Research Network aponta que ao menos 186 bancos podem estar expostos a riscos que levaram à quebra do SVB. A correlação entre o aperto nos juros promovido pelo BC dos EUA — o Federal Reserve, ou Fed — e a queda no valor de mercado e balanço de ativos de instituições financeiras do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE