Adeus
R$ 7 bilhões: Banco n°1 dos brasileiros vendido ao Santander dá adeus após 92 anos de atividades
01/08/2024 às 21h05
Um dos maiores bancos do Brasil que foi vendido ao rival por valores históricos com direito a protestos dos bancários
Um dos maiores bancos foi privatizado nos anos 2000 após protestos dos bancários e ainda por cima dívida milionária, mas, sofreu após a venda da banco ao Santander.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o sindicato, Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo teve sua origem na iniciativa do então presidente do estado de São Paulo, Jorge Tibiriçá. Cinco anos depois, essas vantagens são estendidas e, por iniciativa do Secretário da Fazenda, Olavo Egydio de Sousa Aranha, o banco é criado com 75% de seu capitão para acionistas franceses e o governo estadual. Pouco tempo depois virou Banespa.
Com a Revolução de 1930, o governo paulista passa a emitir sua própria moeda que é distribuída pelo Banespa; que após a revolução é reconhecido pelo Banco do Brasil e pode ser trocado pela moeda nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contando com 65 agências no estado em 1935, e a inauguração da primeira agência fora de São Paulo em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), a diretoria planeja a construção do Edifício Altino Arantes para ser sua nova sede.
Na Década de 1940, o Banespa obtém a exclusividade de arrecadação do Tesouro do estado e do pagamento das verbas orçamentárias. Com prioridade nas lavouras do estado, o banco público de fomento era submetido aos memos regulamentos e normas de bancos privados de depósitos e descontos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banespa financiava 80% da produção cinematográfica brasileira, tornando-se proprietário da Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1954. Integrando financiamentos do Governo Juscelino Kubitschek em eletrificação, transportes urbanos, viação aérea e ferrovias até 1962.
Em junho de 1999, o nome Banespa é incorporado à razão social da instituição, passando, então, a denominar-se Banco do Estado de São Paulo – Banespa. O banco continuou informatizando toda sua rede de agências e departamentos, bem como lançando o Netbanking e o Homebanking Banespa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência decretada pelo BC e maior calote da história: Fim de 3 bancos históricos devastam país
● Falência e adeus às prateleiras: 3 gigantes dos doces, populares da infância, são extintos em mercados
● Adeus e calote e R$ 1,2 BI: A falência de gigante dos eletrodomésticos decretada pela Justiça
O processo de privatização, iniciado em 1994, com a intervenção do Banco Central do Brasil, chega ao fim no ano de 2000. No dia 20 de novembro é leiloado, sendo arrematado pelo Grupo Santander Central Hispano.
QUANTOS BANCOS SANTANDER EXISTEM?
Presente em todas as regiões do país, o banco possui cerca de 3 mil agências e 36 mil caixas eletrônicos (incluindo 24 Horas), além de possuir mais de 55 mil colaboradores e 65 milhões de clientes. Em 2022, foi considerado o terceiro banco mais rentável do mundo em retorno sobre o patrimônio.
Em atividade no mercado local desde 1982, o Santander é o terceiro maior banco privado do Sistema Financeiro Nacional.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]