Serviço essencial, oferecido por bancos, está com os dias contados e você PRECISA saber o que está acontecendo
Os bancos, em sua maioria, oferecem serviços que promovem mais praticidade na nossa rotina, principalmente àqueles que nos auxiliam nos pagamentos de contas e transferências.
Mas você sabia que um desses serviços, que inclusive é essencial para muitos, irá deixar de existir? Pois é, com o avanço da tecnologia, muitos serviços ficaram defasados e perderam espaço e, esse especificamente, foi o mais prejudicado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito) que é oferecido pelos bancos há 39 anos. Pois é, antes do que conhecemos por Pix, uma das formas de transferir dinheiro de uma conta para outra era por meio do Doc.
A estimativa é que tal serviço seja extinto dos bancos associados à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) até fevereiro de 2024.
Outros que estão à beira da extinção …
Outro serviço que está na fila do corte é o TEC (Transferência Especial de Crédito), ferramenta muito usada por empresas para pagar benefícios aos funcionários.
Segundo a Febraban, as modalidades deixarão de ser ofertadas em decorrência da queda no uso e também pelo menor custo-benefício para os clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Salário de R$14 mil e liberação mais aguardada da história: 2 vitórias do INSS são garantidas no fim de 2024
● Falência e esquecimento total: 3 gigantes, nº1 dos shoppings, têm fim catastrófico em SP
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
Sistemas como o PIX e o TED (Transferência Eletrônica Disponível), trazem mais facilidade e rapidez aos clientes, segundo a entidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O “rolo compressor” da Tecnologia …
Essas medidas estão sendo tomadas porque segundo um levantamento feito pela própria Febraban, baseado nos dados do Banco Central, foram efetuadas no ano passado 59 milhões de transações através do DOC, o que representa somente 3,7% do total contabilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O DOC perdeu até mesmo para os cheques, que foram usados em 202,8 milhões de operações. Já o TED, que inclusive tem uma forma muito similar ao Pix, a diferença é que ele cai até o fim do dia útil, foi usado em 1,01 bilhão de operações.
Acho que nem precisa dizer, mas o PIX, por sua vez, foi o grande campeão, sendo considerado a forma de pagamento mais usada do Brasil, com 24 bilhões de operações.
O presidente da Febraban, Isaac Sidney afirmou que após o surgimento do Pix, aonde ele promoveu uma alta movimentação e taxa extremamente baixa, ou zero, tanto o TEC como o DOC ficaram extremamente ultrapassados.
Fora isso, a Febraban e os bancos estão em constante avaliação quando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no País, a fim de melhorar a conveniência para os clientes
Quando o DOC foi criado pelos bancos?
O DOC foi criado pelo Banco Central em 1985 e permitia a transferência de valores entre contas de titularidades diferentes. Nesse sistema, valor só cai na conta do beneficiário no dia útil seguinte à data de emissão.