Atendimento zero em agências de bancos de todo o país
No ano de 2024 são somados ao todo 12 feriados nacionais que vão contribuir para o não funcionamento do expediente de bancos.
Apenas quatro desses feriados serão no sábado ou domingo, dias estes que não atendem presencialmente e ao público nas agências de bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa decisão é seguida pela Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias, sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, incluindo a segunda-feira (12/02) e a terça-feira (13/02) de Carnaval.
O que difere a lei em questão é apenas a Quarta-feira de Cinzas (14/02), que não atribui para os funcionários de agências de bancos o dia inteiro como feriado, e sim início do expediente às 12h.
QUAIS VÃO SER OS FERIADOS DE 2024?
Segundo informações do portal Sitecontabil, os feriados do ano de 2024 serão respectivamente nas seguintes datas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para o privilégio dos que não trabalham em dias de descanso instituídos, assim como os funcionários de bancos, o dia 20 de novembro se tornou feriado em todo território nacional no ano passado.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Para fechar 2024: Feriado PROLONGADO segunda (30/12) chega a milhares em SP na era Tarcísio
● Tarcísio já está sabendo: Feriado prolongado é confirmado em SP em plena sexta (27) a milhares de CLTs
● Tarcísio ciente: Feriado PROLONGADO na próxima sexta (27) em SP é confirmada a milhares de paulistas
Embora a data já fosse considerada em seis estados, sendo eles Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo e mais de mil cidades por meio de leis municipais e estaduais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como forma de tradição, no último dia do ano as agências bancárias também não atendem o público.
Para a sorte dos atrasados, os boletos de contas de insumo como água e energia não sofrem acréscimo no dia útil seguinte se for vencido na data de algum feriado em questão.
Usualmente, os tributos já estão com datas ajustadas ao calendário dos dias de descanso instituídos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.