Bancos promovem fechamento de agências em todo o Brasil e situação anda chamando atenção para um fenômeno que anda ocorrendo cada vez mais
Segundo o que foi divulgado através do Estadão, um levantamento realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos), entre janeiro de 2014 e fevereiro deste ano, indicou que mais de 5 mil agências bancárias foram fechadas.
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Dentre elas, essa diminuição foi puxada pelos principais bancos privados como Bradesco, Santander Brasil e Itaú, que sozinhos, encerraram as atividades de 377 agências.
Com isso, cerca de 70 mil postos de trabalho foram encerrados. Sendo assim muitos estão se perguntando o que de fato está ocorrendo e se há motivos para se preocupar, afinal de contas, a maioria das pessoas tem conta em banco hoje em dia.
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Mas calma, a resposta é um pouco mais simples do que parece e evidencia o que muitos já esperavam que aconteceria…
“Rolo compressor” tecnológico
Se você pensa que esses fechamentos têm haver com algum tipo de falência, pode respirar tranquilo, pois não tem nenhuma ligação e seu dinheiro está bem assegurado.
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A questão, como mencionamos acima, é muito mais simples. O que acontece é que desde a pandemia, as agências perceberam que manter tantas agências físicas abertas não fazia mais tanto sentido.
Afinal de contas, com a pandemia, veio também a otimização e uso frequente de serviços bancários por aplicativo, que continua passando como um “rolo compressor” em cima de métodos tradicionais de usar o banco.
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Com essa “herança” deixada pela pandemia que perpetuou, mesmo com as nossas rotinas normalizadas, dá para se contar nos dedos, as vezes que precisamos nos dirigir à uma agência física para resolver problemas bancários não é verdade?
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Um exemplo claro dessa otimização foi a criação do PIX, desde a sua criação em março de 2021, é a forma de pagamento mais usada no Brasil.
Mesmo não possibilitando grandes movimentações bancárias, a ferramenta se popularizou de maneira estrondosa. Inclusive, essa inovação foi a que mais contribuiu por essa decisão de acelerar o fim de agências físicas no país.
Isso sem contar nos bancos digitais, que têm se popularizado cada vez mais e tomando uma liderança absurda entre os bancos*SAIBAMAIS*
Então existe uma certa lógica. Pra que pagar aluguel e contas básicas de um estabelecimento físico se a maioria das pessoas resolvem tudo pelo aplicativo ou internet banking?
O que mais esse avanço tecnológico nos bancos está impactando?
Porém, apesar de bom por um lado, por outro acaba causando tristeza e preocupações. Isso porque com esses avanços, os trabalhadores de dentro das unidades físicas de atendimento acabam sendo atingidos no “bolo”.
As demissões acabam sendo mais frequentes, desencadeando aí em situações cada vez mais delicadas. Pois é, as máquinas estão aos poucos substituindo a mão de obra humana, como muitos já esperavam que aconteceria …
Com o aumento dos dispositivos digitais, as pessoas passam a efetuar as transações de forma mais autônoma e não mais precisam de tanto auxílio de profissionais que atuam nos bancos.
Tanto é que praticamente todos os bancos hoje oferecem o internet banking aos clientes. Dessa forma, os serviços podem ser facilmente realizados através de um celular, basta ter acesso a uma rede Wifi ou dados móveis.
Além do aplicativo móvel, as instituições financeiras também apostam em plataformas que podem ser acessadas pelo navegador do computador.
Ou seja, os serviços bancários são disponibilizados por todos os meios digitais possíveis. Por isso, cada vez mais os brasileiros se adequam ao cenário. É pop … É Tech!