CHOCANTE

Atenção: Bancos fecham agências por todos os lados e notícia atinge em cheio Itaú, Bradesco e Santander

Santander, Itaú e Bradesco passam por momento desafiador (Foto: Divulgação/Itaú/G1)

Santander, Itaú e Bradesco passam por momento desafiador (Foto: Divulgação/Itaú/G1)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Itaú, Bradesco e Santander: bancos passam por momento desafiador e fecham dezenas de agências nos últimos anos

Uma situação alarmante tem acontecido no Brasil e em todo o mundo. Com a chegada dos bancos digitais, algo inevitável tem atingido as instituições mais antigas: a escassez de agências bancárias. Itaú, Bradesco e Santander são alguns dos mais atingidos por esse novo momento.

De acordo com o Valor Econômico, um levantamento do Banco Central revelou o fechamento de 428 unidades somente em 2022. Desde 2010, foram encerradas cercas de 7.216 agências físicas, graças à intensa digitalização de serviços financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, bancos investem em aberturas de “lojas”, que são unidades para atender o cliente de forma presencial, mas que não têm a estrutura de caixa, segurança e retaguarda necessária a uma agência.

CRIAÇÃO DO PIX

Outro dado chocante se refere ao fechamento de 3.973 agências desde 2018, com o crescimento de 29,6% do número de instituições no Brasil. Professora de finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV), Claudia Yoshinaga avalia que a população mais pobre se digitalizou com a criação do Pix.

Criação do Pix diminuiu quantidade de agências (Foto: Reprodução/Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A pandemia acelerou muito o processo de digitalização do sistema financeiro, mas já era um movimento em curso. Com o isolamento social, muita gente foi forçada a aderir aos serviços virtuais, inclusive grupos que eram mais reticentes, como idosos”, declarou.

QUAIS BANCOS FECHARAM MAIS AGÊNCIAS?

As únicas instituições que não fecharam muitas agências no país foram o Banco do Brasil (BB) e Caixa, que mantiveram praticamente o mesmo número de unidades nos últimos trimestres. Existe uma parcela da população que ainda não se digitalizou, além dessas instituições estarem envolvidas em programas sociais.

Banco Itaú já fechou milhares de agências (Foto: Divulgação/G1)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile